Ainda com dúvidas sobre o exame toxicológico?

Saiba mais detalhes e tire suas dúvidas sobre o exame toxicológico do Tommasi Laboratório.

Fez um ano em vigor no último dia 2 de março a regulamentação da lei n°13.103 que dá diretrizes para realização de exame toxicológico em motoristas profissionais. O exame por análise do cabelo ou pelos passou a ser obrigatório em duas ocasiões para esses motoristas: durante a habilitação, renovação ou mudança de categoria da CNH para C, D e E; ou previamente à admissão/demissão de motorista profissional.

O Tommasi Analítica foi o primeiro laboratório brasileiro certificado ISO/IEC 17.025:2005, com requisitos específicos de toxicologia forense reconhecidos internacionalmente. A Portaria do Ministério do Trabalho exige que os exames toxicológicos tenham a janela de detecção mínima de 90 dias para consumo de substâncias psicoativas e que testem a presença de um escopo de drogas de, no mínimo: maconha e cocaína e seus derivados, incluindo o crack, opiáceos, incluindo codeína, morfina e heroína, anfetaminas e metanfetaminas, ecstasy, anfepramona, femproporex e mazindol.

Os laboratórios executores dos exames toxicológicos encaminham semestralmente ao Departamento de Segurança e Saúde no Trabalho da Secretaria de Inspeção do Trabalho dados estatísticos detalhados dos exames realizados, resguardando a confidencialidade dos trabalhadores. Segundo a deliberação 145 do Contran como a Lei Federal 13.103 estabelece, essa iniciativa tem fins estatísticos para formação de banco de dados e estudo da conduta dos motoristas, objetivando a implementação de políticas públicas de saúde.

Na hipótese do exame acusar o consumo de qualquer uma das substâncias testadas em níveis não admitidos, o candidato será considerado reprovado no exame toxicológico e terá como consequência a suspensão do direito de dirigir por três meses.

A validade do exame é de 60 dias, a partir da data da coleta da amostra. Isso significa que a frequência de realização do exame, principalmente para as empresas, será contínua e questões como agilidade no resultado e contato pessoal com fornecedor são de extrema importância na hora de fechar um contrato.

Procure uma de nossas unidades e faça seu exame pelo melhor preço, com o menor prazo do mercado e com a mesma credibilidade Tommasi de sempre.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn