Qual a importância do teste do pezinho?

Tire suas dúvidas sobre o teste do pezinho – Entrevista com a Drª Terezinha Cintra, geneticista.

O Teste do Pezinho é um exame laboratorial que detecta precocemente diversas doenças de causa genética, metabólica e infecciosa. Sua enorme importância se dá por ser uma das primeiras ações de prevenção na vida das crianças, possibilitando o diagnóstico precoce e o início de possíveis tratamentos antes que a criança apresente sequelas. Destacamos aqui 5 principais dúvidas relacionadas a Triagem Neonatal Biológica, o famoso Teste do Pezinho. Quem responde é a Drª Terezinha Sarquis Cintra, médica geneticista da APAE Vitória/ES.

Por que fazer o teste o pezinho?

A Triagem Neonatal Biológica carinhosamente conhecida como Teste do Pezinho é um exame que todo recém nascido tem direito de realizar, é uma das primeiras ações de prevenção na vida da criança. Ao nascimento o recém nascido não apresenta nenhuma característica diferente relacionada as doenças pesquisadas, demonstrando a importância da realização do teste.

Que doenças podem ser identificadas com o teste? Há tratamentos?

Diversas doenças de causa genética, metabólica e infecciosa podem ser pesquisadas, o diagnóstico precoce possibilita o início do tratamento antes que a criança apresente sequelas. O ideal é que o recém nascido realize no mínimo o teste preconizado pelo Ministério da Saúde que pesquisa 6 doenças (fenilcetónuria, hipotireoidismo congênito, fibrose cística, doença falciforme, hiperplasia adrenal congênita e deficiência de biotinidase). A família deve conversar com o pediatra para ele indicar o melhor teste, considerando por exemplo o histórico familiar e a consanguinidade dos pais.

Quem deve fazer o teste?

Todo recém nascido deve fazer o teste do pezinho, ou melhor tem o direito a prevenção.

Quando o teste deve ser feito?

A melhor idade para o recém nascido realizar o teste é entre o terceiro e quinto dia de vida, pois se houver necessidade de repetir o teste ou realizar outros exames confirmatórios haverá tempo hábil para o diagnóstico precoce e uma vida saudável.

É verdade que para o teste só pode ser colhido o sangue do calcanhar do bebê? Por quê?

Não, para os exames realizados no teste do pezinho o local da punção não interfere no resultado. Se prefere a região plantar (calcanhar) porque tem boa vascularização, o acesso é fácil e não deixa hematoma.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Iniciar atendimento
Olá!

Seja bem-vindo a Central de Relacionamento Tommasi. Tem alguma dúvida sobre algum serviço ou procedimento, estamos à disposição para melhor atendê-lo.

Nosso atendimento funciona de segunda a sexta, das 7h30 às 17h30 e aos sábados – Das 7h30 às 12h. Em outros horários, envie uma mensagem na nossa página Fale Conosco.