O que eu ganho consumindo menos açúcar em minha alimentação?

Veja que tipo de vantagens a diminuição no consumo de açúcar pode trazer pra sua saúde.

As mudanças nos padrões de alimentação da população brasileira repercutem diretamente na situação de saúde, contribuindo para o aumento da obesidade e de doenças crônicas não transmissíveis.

Houve aumento no consumo de alimentos processados e ultraprocessados, geralmente com altos teores de gordura, açúcar e sódio, e diminuição no consumo de frutas, legumes e verduras. O consumo de açúcar da população brasileira, assim como o de sódio, excede o recomendado. A recomendação da Organização Mundial de Saúde é consumir menos que 10% do total de calorias diárias, sendo que os brasileiros consomem cerca de 16%.

O Ministério da Saúde tem adotado algumas estratégias para a redução do consumo excessivo de açúcar, incluindo ações voltadas para a promoção da alimentação saudável com aumento da oferta de alimentos saudáveis, regulação de alimentos envolvendo cantinas escolares e ambientes institucionais, regulação da publicidade de alimentos e taxação de alimentos processados. Além disso, tem feito a discussão sobre a redução voluntária do açúcar em alimentos processados e ultraprocessados.

No contexto da reformulação de alimentos processados e ultraprocessados, é importante destacar a regra de ouro presente no Guia Alimentar para a População Brasileira:

“Prefira sempre alimentos in natura ou minimamente processados e preparações culinárias a alimentos ultraprocessados”.

Esta recomendação está em concordância com a perspectiva de promoção da alimentação adequada e saudável e de reversão do cenário de crescimento do excesso de peso e da obesidade no país.

Fonte: Blog da Saúde (Ministério da Saúde)

 

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Iniciar atendimento
Olá!

Seja bem-vindo a Central de Relacionamento Tommasi. Tem alguma dúvida sobre algum serviço ou procedimento, estamos à disposição para melhor atendê-lo.

Nosso atendimento funciona de segunda a sexta, das 7h30 às 17h30 e aos sábados – Das 7h30 às 12h. Em outros horários, envie uma mensagem na nossa página Fale Conosco.