Pessoas obesas podem ter uma alimentação inadequada não só pelo alto consumo de calorias, mas também por optar por apenas alguns alimentos. É por isso que algumas pessoas têm desnutrição apesar do excesso de peso, segundo a nutricionista Ana Maria Lottemberg.
“Muitas vezes, as pessoas acabam optando por apenas um tipo de alimento – ou só carboidrato, ou só gordura, por exemplo – e a quantidade de proteína fica muito baixa”, diz a nutricionista. Ela lembra que é importante que a dieta seja balanceada e que tenha percentuais adequados de todos os grupos alimentares.
O G1 publicou uma matéria sobre o caso do jovem Carlos Antônio Santos Freitas, de 28 anos, que sofre de desnutrição grave, apesar de pesar 420 kg. A avaliação foi divulgada pelos médicos que o atendem no Hospital das Clínicas (HC), no Recife.
Conforme o exame de sangue, a desnutrição do paciente é causada por ausência de proteínas, uma vez que a dieta de Carlinhos, como é chamado, era rica em carboidratos, mas não continha carnes. Segundo Ferraz, é um problema difícil de tratar, pois a reposição de proteínas é demorada, e sua ausência pode provocar complicações em outros órgãos.
“Essa desnutrição proteica é relativamente comum em pacientes obesos. E é uma desnutrição mais grave. A deficiência de proteína traz consigo outras alterações, como diminuição da imunidade, o comprometimento da função de órgãos vitais, como o fígado, e até mesmo a circulação”, afirma Ferraz.
Veja matéria completa aqui: BemEstar