Obesos podem sofrer de desnutrição por falha na alimentação

Pessoas obesas podem ter uma alimentação inadequada não só pelo alto consumo de calorias, mas também por optar por apenas alguns alimentos. É por isso que algumas pessoas têm desnutrição apesar do excesso de peso, segundo a nutricionista Ana Maria Lottemberg.

“Muitas vezes, as pessoas acabam optando por apenas um tipo de alimento – ou só carboidrato, ou só gordura, por exemplo – e a quantidade de proteína fica muito baixa”, diz a nutricionista. Ela lembra que é importante que a dieta seja balanceada e que tenha percentuais adequados de todos os grupos alimentares.

O G1 publicou uma matéria sobre o caso do jovem Carlos Antônio Santos Freitas, de 28 anos, que sofre de desnutrição grave, apesar de pesar 420 kg. A avaliação foi divulgada pelos médicos que o atendem no Hospital das Clínicas (HC), no Recife.

Conforme o exame de sangue, a desnutrição do paciente é causada por ausência de proteínas, uma vez que a dieta de Carlinhos, como é chamado, era rica em carboidratos, mas não continha carnes. Segundo Ferraz, é um problema difícil de tratar, pois a reposição de proteínas é demorada, e sua ausência pode provocar complicações em outros órgãos.

“Essa desnutrição proteica é relativamente comum em pacientes obesos. E é uma desnutrição mais grave. A deficiência de proteína traz consigo outras alterações, como diminuição da imunidade, o comprometimento da função de órgãos vitais, como o fígado, e até mesmo a circulação”, afirma Ferraz.

Veja matéria completa aqui: BemEstar

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn