Máscara para coronavírus: Como utilizar corretamente?

O Ministério da Saúde e a OMS recomendam o uso de máscaras para coronavírus. Confira alguns cuidados que são necessários para seu uso e lavagem adequados.

Você tem feito uso de máscaras? O Ministério da Saúde e a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomendam o uso de máscaras de tecido, as máscaras caseiras, a toda população como medida de enfrentamento ao COVID-19, o novo coronavírus, visando minimizar o aumento de casos. Antes, seu uso era recomendado apenas para quem estava com sintomas da doença e profissionais de saúde.

Algumas pesquisas apontam que o uso de máscaras para coronavírus impede a disseminação de gotículas expelidas do nariz e boca do usuário no ambiente e superfícies, o que garante uma barreira física e auxilia na retenção da contaminação e maior proteção da população, resultando na diminuição de novos casos. No entanto, alguns cuidados são necessários para fazer o uso correto desse material.

As máscaras para coronavírus podem ser feitas de forma caseira, em algodão, TNT, lenço, bandana ou outros tecidos, desde que higienizadas corretamente. O importante é que elas cubram o nariz e a boca e se ajustem corretamente ao rosto, de forma que não haja espaços nas laterais.

Além da fabricação correta, uma mesma máscara não deve ser utilizada por um período superior a 2 horas. Por isso, a recomendação é de que cada pessoa tenha mais de uma máscara. Assim, se estiver na rua e ultrapassar o tempo de 2 horas, poderá substituir por outra.

Alguns cuidados são necessários na hora de fazer a lavagem correta das máscaras para coronavírus. Confira abaixo algumas dicas:




– É importante lavá-las com sabão e água sanitária;

– Prepare uma solução com 2 colheres de sopa de água sanitária e 1 litro de água. Deixe de molho por cerca de 20 a 30 minutos;

– As máscaras de tecido devem sempre ser lavadas pelo próprio indivíduo que a usa, para manter o autocuidado;

– Lave bem as mãos, por 20 segundos, com água e sabão antes de retirar a máscara, quando for colocá-la novamente no rosto e durante seu uso;

– Evite tocar a parte da frente das máscaras para coronavírus, toque apenas o elástico ou tira que a prende na cabeça;

– Não compartilhe máscaras, seu uso é individual.

Agora que você já sabe quais são os cuidados necessários para uso e lavagem das máscaras para coronavírus, não se esqueça de usá-las sempre que precisar sair de casa e leve sempre uma reserva. Lembre-se: é com a utilização correta da máscara e a higiene adequada das mãos que reduzimos a possibilidade de transmissão do novo Coronavírus.

Esses são os novos telefones para agendamento do exame para detecção do vírus que causa a COVID-19

WhatsApp:⠀⠀
(27) 9 9899-0094⠀⠀
(27) 9 9779-8212⠀⠀

Telefone:⠀⠀
0800 002 7700

Saiba mais sobre o Coronavírus:

Saiba mais sobre o Coronavírus

Porque os exames são diferentes para pesquisa desse (e outros) vírus?

 

Fonte: Secretaria da Saúde do Rio Grande do Sul

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Outras notícias