17 alimentos ricos em potássio que ajudam a controlar a pressão alta

Segundo dados do Ministério da Saúde, doença matou quase 5 milhões de pessoas no Brasil em 10 anos

No Brasil, estima-se que 25% dos adultos tenham pressão alta. A partir dos 65, o percentual mais que dobra e 61% das pessoas convivem com o problema. A verdade é que a hipertensão mata e entre 2006 e 2016 foi responsável por quase 5 milhões de mortes por aqui, segundo dados do Ministério da Saúde.

Mudanças de hábitos alimentares e do próprio estilo de vida, como a prática de atividade física regular, são capazes de amenizar os efeitos e as consequências da doença. Recentemente, pesquisadores da American Heart Association descobriram que alimentos ricos em potássio podem também ser excelentes aliados no combate da hipertensão.

De acordo com o estudo, publicado durante o Heart Attack And Stroke Symptoms, o potássio é capaz de diminuir os efeitos do sódio no organismo – grande responsável pelo aumento da pressão arterial.

“Quanto mais potássio a pessoa ingere, mais sódio ela perde através da urina. O potássio também ajuda a aliviar a tensão nas paredes dos vasos sanguíneos, o que ajuda a baixar ainda mais a pressão arterial”, afirmou a pesquisa.

Ainda segundo o levantamento, o aumento da ingestão de alimentos ricos em potássio é recomendado em adultos com pressão arterial acima de 12 por 8.

A recomendação é que um adulto consuma em média 4.700 mg de potássio por dia – uma banana média tem cerca de 420 mg de potássio.

Os estudiosos alertam, no entanto, que o potássio pode ser prejudicial em pessoas com doença renal ou qualquer outra condição, como simples alergia ao componente. Por isso, uma dieta rica em potássio só deve ser seguida com orientação de profissionais capacitados da área da saúde.

Veja a seguir a lista de alimentos ricos em potássio sugerida pela American Heart Association:

– Damasco
Abacate
– Melão
– Leite desnatado
– Iogurte desnatado
– Folhas verdes
– Algumas espécies de peixes (linguado e atum)
– Feijão
– Melaço
– Cogumelos
– Laranja
– Ervilha
– Batata
– Ameixa
– Espinafre
Tomate
– Uva passa

Fonte: Exame

20 comentários em “17 alimentos ricos em potássio que ajudam a controlar a pressão alta”

    1. Maria da Paz Cavalcante

      me responda, fiz uma cirurgia retirei um rim. Será que tenho de desistir de comer banana mesmo cozida, por causa do potacio

  1. José Bastos de Moura

    no momento nenhum comentário, até porque essa matéria dispensa qualquer questionamento.

  2. Claudio Lima de Andrade

    Reportagem incompleta, faltou citar um dos elementos mais ricos da natureza, a Água de Coco, riquíssima em potássio, por isso antes de fazer uma reportagem como esta é imperativo uma pesquisa prévia!

    1. Renata Santos

      Deve ser porque usaram uma publicação americana e lá não há facilidade de encontrar agua de coco. Usaram uma pesquisa da American Heart Association.

    1. Fatima Furtado

      isso acontece pq vc está com insuficiência renal, sendo assim usar alimentos com potássio é prejudicial para o seu organismo , fale com o seu médico sobre isso com urgência.

  3. Verônica moura dos Santos Cunha

    tenho pressão alta mas agora está oscilando muito,ela baixa e sobe no mesmo dia troquei o remédio valsartana posso parar de tomar ou não, sinto dor no peito e coração acelerado e braço direito meio estranho.

  4. Elisabete vieira

    do nada minha pressão que era boa passou a ser alta e faça exercício como banana todo dia ,tomate,mel , pepino etc só que não sinto os sintomas citados descobri por acaso em uma consulta médica

  5. Pra quem tem problemas renais e pressão alta e baixa ao mesmo tempo, tá difícil se alimentar, até porque não sei cozinhar.

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