Apoio a semana nacional de combate a dengue

Para evitar a dengue, combata o mosquito! Sentiu os primeiros sintomas da doença? Procure um médico e faça o exame. Tommasi realiza exame que detecta o vírus da dengue em 24 horas após o início da febre.

Estamos na semana nacional de combate a dengue. O Tommasi Laboratório realiza o exame de pesquisa do antígeno NS1, que permite a detecção da presença do vírus a partir de 24 horas após o início da febre, normalmente o primeiro sintoma da doença, e mantém esta possibilidade de detecção por cerca de 4 dias, com sensibilidade superior a 80%.

“Este exame pode contribuir muito para o sucesso no tratamento, pois permite ganho de tempo no diagnóstico e uma rápida elucidação do quadro, se for detectado o antígeno, o que é muito importante, principalmente em casos de segunda infecção”, disse o Dr. José Robson Venturim, farmacêutico-bioquímico e mestre em doenças infecciosas, coordenador do setor de imunologia do Tommasi Laboratório. Para entender melhor, o vírus causador da dengue possui quatro tipos diferentes: DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4, que causam quadros clínicos semelhantes: Febre elevada, dores musculares, dor de cabeça, cefaléia, eventualmente acompanhados de náuseas, vômitos e diarréia. O antígeno NS1 é uma proteína comum aos quatro tipos de dengue e que pode ser utilizado como um marcador de infecção.

Mas o dever de todos é combater o mosquito todos os dias. Evite os criadouros do inseto, especialmente no ambiente interno da casa, nos quintais e terrenos abandonados próximos. Evite, também, expor-se à picada em horários nos quais os mosquitos são mais abundantes (final da tarde e horas iniciais da manhã). Pode até usar repelentes e roupas que protejam bastante o corpo. Mas caso comece a sentir qualquer sintoma, procure um médico e faça um exame.

Os exames hemograma, VHS e contagem de plaquetas, são relevantes para o acompanhamento do quadro clínico do paciente, porém, não permitem o diagnóstico confirmatório da dengue e suas alterações são mais significativas a partir do quinto dia do início da febre.

O exame de pesquisa do antígeno NS1 é liberado em até 12 horas e e pode ser feito em qualquer um dos 24 postos de coleta do Tommasi Laboratório no Espírito Santo e não é preciso estar em jejum.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Outras notícias
Iniciar atendimento
Olá!

Seja bem-vindo a Central de Relacionamento Tommasi. Tem alguma dúvida sobre algum serviço ou procedimento, estamos à disposição para melhor atendê-lo.

Nosso atendimento funciona de segunda a sexta, das 7h30 às 17h30 e aos sábados – Das 7h30 às 12h. Em outros horários, envie uma mensagem na nossa página Fale Conosco.