Alimentação na TPM

Sabia que tem como controlar a TPM com um cardápio bem nutritivo e pensado pra esse momento?

Para controlar naturalmente a tensão pré-menstrual, ou TPM, melhore o seu cardápio incluindo alimentos nutritivos listados abaixo:

Fontes de magnésio: o magnésio tem como função amenizar as cólicas menstruais, boas opções seriam cereais integrais (farelos de trigo, aveia, centeio, soja), nozes, amêndoas, avelãs, amendoim, verduras verdes escuras (agrião, espinafre, salsinha, rúcula e couve).

Fontes de Carboidratos: pães integrais, arroz integral, aveia e semelhantes.

Fontes de zinco: agrião, alcachofra, grãos de soja, carnes magras, leite e ostras (frutos do mar).

Fontes de ácidos graxos (ômega 3 e ômega 6): óleos vegetais (canola, soja, óleo de arroz, azeite de oliva) e peixes (salmão, sardinha, atum, truta).

Fontes de vitamina A: salmão, truta, carne de cordeiro, fígado de boi, frutas de cor alaranjada (laranja, mamão, manga), vegetais (abóbora, cenoura) e folhas verdes (couve, escarola e espinafre).

Fontes de cálcio: feijões, soja e derivados (tofu), leite de vaca e derivados (queijos, coalhadas, iogurtes), figo, milho, aveia, brócolis, couve e broto de alfafa.

Fontes de Vitamina B6: arroz integral, aveia, granola, amendoim, nozes e castanhas, banana, melão, abacate, salmão, atum e fígado de boi.

Fontes de vitamina E: poderoso anti-oxidante presente em óleos vegetais como azeite de oliva, óleo de girassol, de soja, espinafre, farinhas enriquecidas, cereais integrais, gema de ovo, milho, e azeitona, castanhas, margarina, fígado e gérmen de trigo.

Mel: diurético, leve laxante, calmante (tônico para o cérebro e auxilia no sono).

FRUTAS:

Abacate: laxante, as folhas da planta são diuréticos, e compressas quentes feitas com chá das folhas servem para dores de cabeça;
Framboesa: laxante, diurético. As folhas podem ser usadas para cólicas abdominais e desordens da menstruação;
Fruta do conde ou pinha: as folhas servem para acalmar e para câimbras;
Noz: laxativa;
Romã: o suco é indicado nas cólicas;
Banana: é laxativa;
Cidra: as sementes com outras sementes de frutas cítricas (limão, laranja, etc) tostadas e moídas, em infusão são ideais para cefaleia. Como calmante usa-se as folhas e flores em infusão;
Figo: diurético;
Laranja, mexerica e lima: são diuréticos, com o bagaço é laxativa e serve como calmante;
Mamão: laxante;
Maracujá, coco e araçá: calmantes;
Melão: diurético e calmante;
Morango e uva: laxantes e diuréticos.

 

HORTALIÇAS:

Alface e espinafre: laxativos, diuréticos e calmantes;
Nabo: diurético e laxante;
Cebola: diurético, ajuda na enxaqueca, laxante e o caldo das cebola cozida serve para cólicas abdominais;
Abóbora: laxativa, diurética e as sementes servem como calmantes;
Agrião: diurético.

Fonte: Dr. José Bento

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