Exames de sangue que medem o estresse muscular garantem melhor performance e reduz lesões

Quem leva uma vida saudável com a pratica de exercícios físicos deve sempre ficar atento aos sinais do corpo para evitar lesões e para manter melhor performance durante as atividades.

Para isso, existem exames de sangue que podem ajudar nessas ações, medindo o estresse muscular. Entre eles está a Creatina-quinase ou CK é uma enzima importante que desempenha um papel na alimentação de energia dos músculos. É encontrada em todos os músculos do corpo, inclusive no cérebro. No dano de células musculares, a concentração de CK aumenta no sangue podendo, assim, ser medida através de um exame. O exame de sangue CK, que você encontra no Tommasi Laboratório, mede a lesão celular do músculo.  A quantidade de valores de Creatina-quinase é uma medida dos danos para as células musculares. Por isso é um exame importante para quem pratica exercícios físicos regularmente.

Outro exame de sangue importante para quem é adepto à pratica dos exercícios físicos é o ácido lático, que mede o estresse muscular, ou seja, o esgotamento das células musculares causado pelo exercício físico excessivo, ou seja que ultrapassa a capacidade muscular.

O ácido lático é o produto final do metabolismo anaeróbio e seus níveis estão relacionados à disponibilidade de oxigênio. É um intermediário do metabolismo dos carboidratos, sendo o principal metabolismo da glicose em anaerobiose, isto na ausência de oxigênio. Valores elevados são encontrados no pós-prandial, após exercícios físicos.

De acordo com Jorge Terrão, assessor-científico do Tommasi, os dois exames são ideais para nadadores, corredores, ciclistas, triatletas, entre outros esportistas, durante e no final do exercício, pois indicam estresse muscular intenso.

“Mas para quem pratica exercícios na academia, esses exames também são fundamentais para acompanhar se a carga de trabalho não é excessiva para hipertrofiar os músculos”, frisou Terrão.

5 comentários em “Exames de sangue que medem o estresse muscular garantem melhor performance e reduz lesões”

  1. Ciclista de ultra distância

    O meu deu alto pois estava com influenza fui fazer atividade física …. Mesmo assim sem saber que era influenza… no dia seguinte passei mal … desmaiei em casa … no hospital fizeram esse exame e constataram dano na célula muscular … tô internada em tratamento dessa lesão e da influenza

  2. Diogo Lima Vieira

    pode ser feito para nivel comparativo, os dois exames pos atividade fisica e repetido apos tratamento recovery para analisar se houve ganhos de recuperação muscular para o atleta seguir seu curso?

  3. Zuleika correa

    eu fiz o exame CPK, deu alterado resultado 1820 depois e repeti deu 1900.

    sinto as pernas , mais a direita super fraca.
    quando eu agachou tenho muita dificuldade para levantar as pernas noa tem força.
    fiz o exame de d3nsitometria óssea e deu osteopenia.
    como poderia me ajudar

    Obrigada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *