Exames de sangue que medem o estresse muscular garantem melhor performance e reduz lesões

Quem leva uma vida saudável com a pratica de exercícios físicos deve sempre ficar atento aos sinais do corpo para evitar lesões e para manter melhor performance durante as atividades.

Para isso, existem exames de sangue que podem ajudar nessas ações, medindo o estresse muscular. Entre eles está a Creatina-quinase ou CK é uma enzima importante que desempenha um papel na alimentação de energia dos músculos. É encontrada em todos os músculos do corpo, inclusive no cérebro. No dano de células musculares, a concentração de CK aumenta no sangue podendo, assim, ser medida através de um exame. O exame de sangue CK, que você encontra no Tommasi Laboratório, mede a lesão celular do músculo.  A quantidade de valores de Creatina-quinase é uma medida dos danos para as células musculares. Por isso é um exame importante para quem pratica exercícios físicos regularmente.

Outro exame de sangue importante para quem é adepto à pratica dos exercícios físicos é o ácido lático, que mede o estresse muscular, ou seja, o esgotamento das células musculares causado pelo exercício físico excessivo, ou seja que ultrapassa a capacidade muscular.

O ácido lático é o produto final do metabolismo anaeróbio e seus níveis estão relacionados à disponibilidade de oxigênio. É um intermediário do metabolismo dos carboidratos, sendo o principal metabolismo da glicose em anaerobiose, isto na ausência de oxigênio. Valores elevados são encontrados no pós-prandial, após exercícios físicos.

De acordo com Jorge Terrão, assessor-científico do Tommasi, os dois exames são ideais para nadadores, corredores, ciclistas, triatletas, entre outros esportistas, durante e no final do exercício, pois indicam estresse muscular intenso.

“Mas para quem pratica exercícios na academia, esses exames também são fundamentais para acompanhar se a carga de trabalho não é excessiva para hipertrofiar os músculos”, frisou Terrão.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Outras notícias
Iniciar atendimento
Olá!

Seja bem-vindo a Central de Relacionamento Tommasi. Tem alguma dúvida sobre algum serviço ou procedimento, estamos à disposição para melhor atendê-lo.

Nosso atendimento funciona de segunda a sexta, das 7h30 às 17h30 e aos sábados – Das 7h30 às 12h. Em outros horários, envie uma mensagem na nossa página Fale Conosco.