Sedentarismo pode ser tão ruim quanto fumar

Diminua os riscos com a sua saúde. Movimente-se!

Apesar dos riscos do tabagismo serem mais óbvios e divulgados, o sedentarismo pode também ser tão ruim para a saúde quanto fumar. Isso porque a inatividade física é um grande fator de risco para doenças crônicas.

As atividades físicas melhoram as taxas de açúcar, de colesterol e de triglicérides no sangue, diminuindo os riscos causados pelo excesso dessas substâncias, como problemas do coração e diabetes, por exemplo. Ao mesmo tempo, quanto mais sentada e inativa uma pessoa fica, piores são essas taxas e maiores os riscos para a saúde.

Além disso, estudos sugerem que o exercício físico pode aumentar a circulação de oxigênio no cérebro, fazendo com que pessoas que se exercitam se saiam melhores em testes de memória e de outras funções cerebrais do que sedentários da mesma idade.

E quando o assunto é atividade física, mesmo uma quantidade pequena é melhor do que nenhuma, então não desanime se não conseguir atingir a meta de 150 minutos de atividade moderada por semana ou 30 minutos cinco dias na semana. O importante é se mexer de alguma forma, nem que seja usando a escada ao invés do elevador.

Fonte: Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC)

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Outras notícias