Desde o início dos primeiros casos de Coronavírus na China, governo federal, estados e municípios têm adotado diversas medidas para reduzir a circulação e aglomeração de pessoas, como o fechamento de escolas, academias, shoppings, teatros, cinemas, museus.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) definiu o surto da doença como pandemia. Mas, o que é preciso saber sobre a doença e como se prevenir?
A transmissão costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, além de contato pessoal, como toque, abraço ou aperto de mão e através do contato com objetos e locais contaminados, seguido de contato com a boca, olhos e nariz.
O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para evitar a contaminação e transmissão desse novo coronavírus. Dentre eles:
- lavar as mãos constantemente com água e sabão por, pelo menos, 20 segundos;
- usar álcool em gel para higienizar as mãos;
- evitar levar as mãos ao rosto;
- evitar aglomerações;
- cobrir a boca com o braço ao tossir ou espirrar;
- limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.
Além dessas medidas, deixar as janelas abertas para a circulação do ar; evitar fumar e permanecer em ambiente contaminado pela fumaça do cigarro, que irrita as vias respiratórias, facilitando as infecções virais e bacterianas; seguir uma alimentação saudável para reforçar as defesas do organismo e manter a casa e os ambientes (inclusive, no trabalho) livres de poeira e sujeita, para evitar o agravamento de doenças simples, como a rinite e a sinusite, são cuidados reforçados para prevenir o contágio da doença.
IMPORTANTE
Segundo a ANVISA, Agência Nacional de Vigilância Sanitária, as recomendações em caso de sintomas são:
- Teve uma gripe leve: aguarde em casa.
- Tem febre e tosse? Procure um posto de saúde.
- Está com falta de ar? Vá à emergência do hospital mais próximo.
A capacidade de contágio é a principal característica da Covid-19. A recomendação da OMS é: quem puder, fique em casa. O alerta não é para pânico, é pelo seu bem, pelo bem do outro.
Fonte: https://coronavirus.saude.gov.br/sobre-a-doenca#transmissao