Saiba mais sobre o Coronavírus

Desde o início dos primeiros casos de Coronavírus na China, governo federal, estados e municípios têm adotado diversas medidas para reduzir a circulação e aglomeração de pessoas, como o fechamento de escolas, academias, shoppings, teatros, cinemas, museus.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) definiu o surto da doença como pandemia. Mas, o que é preciso saber sobre a doença e como se prevenir?

A transmissão costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, além de contato pessoal, como toque, abraço ou aperto de mão e através do contato com objetos e locais contaminados, seguido de contato com a boca, olhos e nariz.

O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para evitar a contaminação e transmissão desse novo coronavírus. Dentre eles:

  • lavar as mãos constantemente com água e sabão por, pelo menos, 20 segundos;
  • usar álcool em gel para higienizar as mãos;
  • evitar levar as mãos ao rosto;
  • evitar aglomerações;
  • cobrir a boca com o braço ao tossir ou espirrar;
  • limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.

Além dessas medidas, deixar as janelas abertas para a circulação do ar; evitar fumar e permanecer em ambiente contaminado pela fumaça do cigarro, que irrita as vias respiratórias, facilitando as infecções virais e bacterianas; seguir uma alimentação saudável para reforçar as defesas do organismo e manter a casa e os ambientes (inclusive, no trabalho) livres de poeira e sujeita, para evitar o agravamento de doenças simples, como a rinite e a sinusite, são cuidados reforçados para prevenir o contágio da doença.

IMPORTANTE

Segundo a ANVISA, Agência Nacional de Vigilância Sanitária, as recomendações em caso de sintomas são:

  • Teve uma gripe leve: aguarde em casa.
  • Tem febre e tosse? Procure um posto de saúde.
  • Está com falta de ar? Vá à emergência do hospital mais próximo.

A capacidade de contágio é a principal característica da Covid-19. A recomendação da OMS é: quem puder, fique em casa.  O alerta não é para pânico, é pelo seu bem, pelo bem do outro.

Fonte: https://coronavirus.saude.gov.br/sobre-a-doenca#transmissao

http://portal.anvisa.gov.br/coronavirus

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn