Dor muscular pós-treino: conheça as causas e como amenizar o problema

Nos primeiros dias na academia, uma coisa é certa: a dor muscular pós-treino. Até o nosso corpo – e principalmente os nossos músculos – se acostumar com o novo estilo de vida, a dor muscular pós-treino pode ser um problema.

DOR MUSCULAR PÓS-TREINO É NORMAL

Contudo, nada de pânico. Este sintoma é totalmente normal e não é um sinal de que alguma coisa está errada. Conheça por que sentimos dor muscular pós-treino e como aliviar o desconforto.

POR QUE SENTIMOS DOR MUSCULAR PÓS-TREINO?

A dor muscular é também conhecida como mialgia, o termo médico atribuído às dores musculares. Ela pode surgir durante ou logo após a execução do exercício, ou pode aparecer a dor muscular pós-treino, que surge geralmente 24 horas depois do exercício.

A dor muscular pós-treino acontece pelo acúmulo do ácido lático nos músculos e, geralmente, aparece logo após o exercício. Mas esta não é a única razão, já que a dor muscular pós-treino que demora mais a aparecer pode estar associada a micro lesões nos músculos.

Com o movimento durante o exercício, as membranas dos tecidos dos músculos se rompem, então, se forma um processo inflamatório. Com isso, a dor muscular pós-treino é apenas um alerta do organismo.

Mas a boa notícia é que os músculos criam mecanismos de recuperação para reparar estas microlesões. Com isso, o corpo aumenta a resistência ao exercício.

COMO ALIVIAR A DOR MUSCULAR PÓS-TREINO

1. Gelo alivia a dor: o gelo impede danos musculares mais graves e acelera a cura das microlesões. Quando sentir qualquer tipo de dor muscular pós-treino, coloque gelo picado em um saco impermeável, envolto em uma toalha, sobre a região dolorida.

2. Depois de esfriar, aquecer: depois de aplicar o gelo na região, nada como tomar um banho quente para relaxar os músculos. Esta troca de temperatura pode agir como uma hidroterapia.

3. Massagem para relaxar: a massagem depois dos exercícios aumenta o fluxo sanguíneo para os músculos e acelera a remoção de substâncias químicas inflamatórias, que produzem a dor.

Um estudo publicado na revista Science Translational Medicine mostrou o efeito positivo da massagem. Primeiro deve-se massagear as regiões acima e abaixo da área dolorida e, em seguida, o músculo. Você também pode usar um dispositivo de automassagem ou aplicar pressão nos músculos doridos com uma bola de tênis.

DICAS PARA PREVENIR A DOR MUSCULAR PÓS-TREINO

Para evitar que os músculos fiquem doloridos, você deve continuar praticando exercícios físicos regularmente. Um estudo desenvolvido pelo Centro Nacional de Pesquisa para o Ambiente de Trabalho da Dinamarca afirma que malhar é o melhor remédio para as dores musculares. Além disso, procure alongar bem os músculos e aquecer o corpo antes do treino.

Outra dica de como prevenir a dor muscular pós-treino é comer um lanche saudável após o exercício. Escolha alimentos ricos em carboidratos e proteínas, como carnes magras, que podem ajudar a reparar os músculos, ajudando a reduzir a dor.

Além disso, converse com o seu instrutor para que a exigência dos músculos durante o exercício aconteça de forma gradual. Permitir que o os músculos se adaptem aos novos movimentos deve ajudar a minimizar a dor.

Fonte: Doutíssima

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Iniciar atendimento
Olá!

Seja bem-vindo a Central de Relacionamento Tommasi. Tem alguma dúvida sobre algum serviço ou procedimento, estamos à disposição para melhor atendê-lo.

Nosso atendimento funciona de segunda a sexta, das 7h30 às 17h30 e aos sábados – Das 7h30 às 12h. Em outros horários, envie uma mensagem na nossa página Fale Conosco.