Cuidados para se adaptar bem ao fim do horário de verão

Evitar determinados alimentos e descansar adequadamente ajudam nessa fase de adaptação ao fim do horário de verão.

Com o fim do horário de verão, lá vamos nós – os habitantes das regiões atingidas pela medida – atrasar os ponteiros do relógio em uma hora.

Atrasar o relógio biológico, no entanto, não é uma tarefa tão fácil assim, pois pode prejudicar o ritmo e funcionamento do corpo.

“O desequilíbrio do organismo se dá nos cinco primeiros dias da mudança no relógio, após esse período e com os devidos cuidados tomados, o corpo se adapta de forma tranquila”, afirma Jacob Faintuch, clínico geral do Hospital das Clínicas da FMUSP, ligado à Secretaria de Estado da Saúde.

Para ele, o ideal para preparar o organismo ao novo horário é manter uma boa qualidade do sono e dormir o suficiente durante toda a semana. Portanto, aproveite essa uma hora a mais para descansar.

“Dificuldade para dormir ou acordar podem predispor a problemas cardíacos e outras doenças. O infarto, por exemplo, costuma ocorrer algumas horas depois de acordar e, principalmente, na segunda-feira, dia em que o estresse comumente aumenta”, alerta o médico.

Além de repouso adequado, é interessante apostar em uma alimentação equilibrada e evitar alimentos pesados e bebidas estimulantes como café, chá preto e pó de guaraná, principalmente no final da tarde.

Também não é recomendado comer muito antes de dormir nem ir para a cama com o estômago vazio.

Quando a hora de dormir estiver se aproximando, evite atividades que exijam concentração ou esforço físico, tente apostar em práticas relaxantes como meditação, ioga, massagens ou técnicas de respiração.

Fonte: Saúde – iG

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