A importância do check up aos “novos atletas”

Veja aqui algumas dicas do Tommasi Laboratório para os “novos atletas”!

Todos sabem que para iniciar qualquer atividade física, é essencial uma visita a uma equipe multidisciplinar de saúde, iniciando pelo médico, para uma avaliação do estado geral de saúde, em especial cardiovascular, passando por nutricionista (cuidados com alimentação) até chegar ao preparador físico, para orientações sobre o tipo e intensidade do exercício.

Mas todo ano a cena se repete. As pessoas voltam a praticar atividade física — principalmente as de alta intensidade — no verão. Além disso, muita gente (as mulheres estão entre esse grupo) dedica-se à prática esportiva sem orientações e sem levar em conta fatores que colocam em risco a saúde e a própria vida. A cada ano estamos vendo engrossar as fileiras dos “novos atletas”. O que é ótimo! Mas, por isso, reunimos aqui alguns tópicos que falam da importância de se praticar atividade física com orientação e consciência dos limites e necessidades do corpo.

A atividade física deve ser associada a outras práticas saudáveis?

Sim, por que de nada adianta uma motivadora partida de futebol aos sábados se ela é antecedida e/ou sucedida por uma churrascada regada ao consumo excessivo de álcool, por exemplo.

Quais seriam estas outras práticas?

Se você está pensando que trata- se apenas de correr com sacos plásticos na região do abdômen para perder gordura corporal, enganou-se! Antes de iniciar a prática esportiva, procure um cardiologista, pois esta avaliação envolve desde exames específicos, como prova de esforço para verificar a capacidade do coração e avaliação da pressão arterial, assim como exames de sangue, para a dosagem do bom e mau colesterol – que podem identificar um risco cardiovascular eminente – dosagem de glicose (avaliação da presença da diabetes) e também hemograma, para constatação da presença ou não de anemia, por exemplo. Iniciada a prática física, exames de sangue específicos como dosagem de lactato e CK indicam o grau de esforço a que a musculatura está sendo submetida, auxiliando o educador físico a dosar a carga e a intensidade dos exercícios. Isso evita lesões que podem impedir a continuidade da prática saudável e prazerosa.

Existe uma idade limite para adotar estes cuidados?

O ideal é que todos os iniciantes devem passar por este check up. Mas, para quem tem mais de 35 anos, isto é considerado pela equipe multidisciplinar indispensável.

Por que a atividade física é tão cercada de cuidados e recomendações?

A maioria das pessoas tem alguém na família, um amigo ou conhecido vítima da prática de atividade física realizada de maneira “irregular”. O exercício bem orientado e praticado com regularidade (no mínimo três vezes por semana) pode ajudar no controle da hipertensão arterial, melhorar o índice de glicose no sangue (por isso os exercícios são indicados aos diabéticos), diminuir os níveis de colesterol e triglicérides no sangue, além de liberar endorfinas que no sistema nervoso, induzem sensação de bem-estar. Além disso, quem não quer ficar em paz com a balança, melhorando, assim, sua autoestima?

Quem é mais vítima da má prática esportiva e dos maus hábitos: o homem ou a mulher?

O número de mulheres que sofrem com problemas do coração aumenta a cada ano, mostrando que é necessário que elas fiquem atentas aos seus hábitos e estilo de vida, em especial aquelas que já entraram na fase do climatério, pois, estas passam a ter o mesmo grau de risco para doenças cardiovasculares que os homens. Mas enquanto as mulheres são mais atentas e cuidadosas com relação à saúde, alguns homens ainda resistem a uma simples visita ao médico e, por isso, expõem-se a mais riscos.

Qual é o melhor programa de exercícios?

É aquele voltado para melhoria da qualidade de vida que não enfoca apenas a prática de atividades físicas, mas incentiva a mudança do estilo de vida de seus participantes quanto aos hábitos alimentares e a valorização das horas de lazer.

Dicas do Dr. Jorge Terrão – Farmacêutico bioquímico do Tommasi Laboratório

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Iniciar atendimento
Olá!

Seja bem-vindo a Central de Relacionamento Tommasi. Tem alguma dúvida sobre algum serviço ou procedimento, estamos à disposição para melhor atendê-lo.

Nosso atendimento funciona de segunda a sexta, das 7h30 às 17h30 e aos sábados – Das 7h30 às 12h. Em outros horários, envie uma mensagem na nossa página Fale Conosco.