5 dicas para reduzir o consumo de sal!

Afinal, por que se ingere tanto sal? Na verdade, o problema não é ele e sim o sódio contido no sal comum de cozinha, já que cerca de 95% do sódio ingerido vem do sal comum de cozinha. Para reduzir o consumo de sódio, é necessário saber de onde ele vem.

Assim, o sódio na dieta vem de 4 fontes principais:

a) O sódio natural dos alimentos (se nossa dieta fosse “sem sal”, estaríamos ingerindo, em média, cerca de 0,5 g de sódio (equivalente a 1 g)
b) O sódio contido no de cozinha que é adicionado no preparo dos alimentos ou adicionado ao alimento já preparado
c) O sódio contido nos temperos que já vem prontos (esses temperos contêm, além do comum de cozinha, outros sais de sódio, como o glutamato de sódio, oxalacetato de sódio, dentre outros)
d) O sódio dos alimentos industrializados (adicionado como o de cozinha ou outros sais de sódio). Nesses alimentos (embutidos, queijos, biscoitos, etc, o conteúdo de sal é, em geral, muito grande).

Veja: Pesquisa realizada em Vitória estima consumo de sal

Portanto, para se reduzir o consumo de sódio existem algumas recomendações básicas:

1) EVITE AO MÁXIMO O CONSUMO DE PRODUTOS INDUSTRIALIZADOS. Dê preferência e aumente o consumo de produtos frescos (frutas, legumes, etc).
2) FUJA dos temperos prontos. TODOS contêm excesso de sódio e não são saudáveis.
3) REMOVA da mesa os vidrinhos contendo sal. Tempere as saladas com molhos contendo outros condimentos que também agradam ao paladar.
4) REDUZA GRADUALMENTE o sal de cozinha adicionado no preparo dos alimentos. Se essa redução for feita de forma progressiva, a sensibilidades das papilas gustativas ao sódio irá aumentar gradualmente. A pessoa passa a sentir melhor o sabor salgado permitindo um melhor realce dos demais sabores.
5) Finalmente, RETIRE DA SUA LISTA os restaurantes que oferecem comida com muito sal. Qualquer condimento em excesso mascara os demais sabores dos alimentos. Portanto, o uso excessivo de sal no preparo do alimento pode representar uma estratégia de, na verdade, esconder sabores indesejáveis em produtos de má qualidade ou até deteriorados.

Leia também: Dez temperos que substituem o sal na medida certa

Dicas do Dr. José Geraldo Mil

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