5 coisas que toda mulher precisa saber sobre o HPV

A infecção pelo HPV é a principal responsável pelo câncer do colo de útero. A cada ano, no Brasil, surgem 15 mil novos casos e 5 mil mulheres morrem.

A vacina é a principal forma de prevenção do HPV, por isso é importante que toda a menina de 9 a 13 anos receba as três doses da vacina HPV. Ela é segura, de graça e está incluída no Calendário Nacional de Vacinação. Atenção: meninas que ainda não foram vacinadas, devem procurar uma Unidade de Saúde do SUS para receber a vacina. Mas, se quer entender melhor sobre o HPV, veja abaixo 5 coisas que toda mulher precisa conhecer:

1. O que é o vírus: O papilomavírus humano (HPV) é um vírus que infecta a pele e mucosas e pode causar câncer do colo de útero e verrugas genitais. Os tipos 16 e 18 causam em torno de 70% dos casos de câncer do colo de útero. Já os tipos 6 e 11 são encontrados na maioria das verrugas genitais.

2. O contágio: O vírus HPV é altamente contagioso, sendo possível contaminar-se com uma única exposição, e a sua transmissão acontece por contato direto com a pele ou mucosa infectada. A principal forma é pelo contato sexual, mas também pode ser transmitido de mãe para filho durante o parto. Embora seja raro, o vírus pode propagar-se também por meio de contato com a mão.

3. Formas de prevenção: A vacinação contra o HPV é a forma mais eficiente de se proteger contra o câncer do colo de útero. Para prevenir, é preciso vacinar as adolescentes de 9 a 11 anos. É importante seguir fazendo o exame preventivo (papanicolau) na vida adulta (idade entre 25 e 64 anos). Além disso, o uso do preservativo é medida indispensável de saúde e higiene não só contra a infecção pelo HPV, mas como prevenção para todas as outras doenças sexualmente transmissíveis.

4. Por que vacinar na adolescência: Estudos mostram que a vacina tem maior eficácia se for administrada em adolescentes que ainda não foram expostas ao vírus, pois, nessa idade, há maior produção de anticorpos contra o HPV que estão incluídos na vacina.

5. Estatísticas sobre o HPV: 100 países já utilizam a vacina HPV. 180 milhões de doses já foram aplicadas desde 2006. 5 milhões de meninas no Brasil foram vacinadas em 2014. 70% dos casos de câncer do colo de útero. 15 mil casos de câncer do colo de útero no Brasil. 5 mil óbitos de câncer do colo de útero no Brasil.

Para mais informações sobre o vírus e campanhas de vacinação, procure uma unidade de saúde do SUS mais próxima.

Fonte: Ministério da Saúde (adaptado)

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Outras notícias