10 dicas médicas para corridas

Para ter um bom desempenho e se manter saudáveis durante as corridas, é preciso tomar alguns cuidados, como por exemplo, a adequação das roupas ou o preparo físico antes de correr. Conheça 10 dicas.

Muito se fala sobre o que fazer na hora de se preparar para uma corrida. Enquanto alguns treinam para a primeira prova, outros estão no centésimo desafio, mas a preparação correta deve ser comum para todos. E para apoiar os corredores e incentivar a qualidade de vida, a Maratona Caixa da Cidade do Rio de Janeiro, uma das provas requisitadas no mundo todo, divulga o manual elaborado pela International Marathon Medical Directors Association (IMMDA).

“A IMMDA é formada por doutores de diferentes países, que acompanham as principais provas do mundo como diretores e responsáveis médicos. O maior desejo deles é educar e orientar, garantindo que os participantes se mantenham saudáveis e tenham um bom desempenho” explica Carlos Sampaio, sócio-diretor da Spiridon promoções & Eventos, uma das empresas responsáveis pela organização da Maratona Caixa da cidade do Rio de Janeiro.

O Diretor Médico da Maratona do Rio de Janeiro, Paulo Lourega, membro da IMMDA, explica que os passos são simples e por isso muitas pessoas não dão a devida atenção, e ressalta: “vale a pena lembrar aos atletas que, nesses vinte seis anos de trabalho no esporte, a maioria dos pacientes que tiveram de ser atendidos por alguma complicação durante uma prova, pecou em algum momento contra alguma dessas recomendações”.

Conheça 10 dicas médicas para corredores:

1 – Esteja certo de que você está fisicamente adaptado para as atividades de corrida que está desenvolvendo: todos que querem participar de uma maratona devem fazer exame médico. Para esses, uma avaliação médica anual é fundamental. Pessoas na terceira idade, com diabetes ou hipertensos, devem ter cuidados médicos redobrados

2 – Treine adequadamente; sempre sob a orientação e supervisão de um profissional competente

3 – Siga as regras básicas para uma nutrição adequada

4 – Mantenha a hidratação adequada antes, durante e depois da corrida

5 – Realize exercício de aquecimento e alongamento antes da corrida e alongamento após a corrida: – este aquecimento anterior às provas deve ser suave para não gastar a energia que será tão importante para a corrida

6 – Se vista adequadamente e de acordo com o tempo

7 – Use tênis adequados e confortáveis: nunca um par novo

8 – Observe as condições da pista enquanto corre

9 – Corra no seu próprio ritmo, nunca o ultrapasse: o pique (tiro) no final da corrida pode acarretar problemas como, por exemplo, rupturas musculares/tendinosas e problemas cardiovasculares

10 – Escute seu corpo: diminua o ritmo ou mesmo pare se não se sentir bem. Se acordar no dia da prova com gripe, alguma indisposição tenha a coragem de não correr.

A Maratona Caixa da Cidade do Rio de Janeiro acontece no dia 27 de julho com a presença de 24 mil corredores divididos entre a Olympikus Family Run (6km), Meia Maratona (21km) e a Maratona (42km).

Fonte: Revista Viva Saúde
Ilustração: Cecília Andrade

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