Nutrólogo sugere dieta para indivíduos com colesterol elevado

O consumo de fibras, ômega 3 e antioxidantes é um grande aliado para quem está com o colesterol alto, tornando essencial incluí-los nas refeições.

Daniel Magnoni, nutrólogo e cardiologista do Hcor, explica que consumir com regularidade fibras, ômega 3 e antioxidantes pode gerar muitos benefícios para a saúde cardíaca. Confira algumas dicas do especialista sobre como incluir essas e outras substâncias benéficas ao coração nas três refeições, além de aprender como evitar a dose extra de gordura e calorias dos lanches e guloseimas.

1. Café com pão integral, frutas e cereais

Para o café da manhã, a dica do Dr. Magnoni é dar preferência ao pão integral que é rico em fibras e menos calórico. Outra orientação é ingerir frutas como acerola, morango e laranja. Ricas em vitamina C, elas possuem ação antioxidante, que diminui o risco de acúmulo de placas de gordura no interior das artérias e acabam sendo bastante eficazes na prevenção da aterosclerose. Outra fruta benéfica ao coração é o abacate. “Ele ajuda na redução da taxa de homocisteína no sangue, cujo excesso compromete a circulação e aumenta o risco de coágulos ou de entupimento das artérias”, explica. “Vale lembrar que frutas ricas em potássio, como a banana, também ajudam a proteger a musculatura que forma o coração”. Os cereais, como aveia, quinoa, chia e sementes de linhaça, também podem ser incluídos.

Dr. Magnoni ainda lembra que as margarinas e cremes vegetais, que antes eram tidas como vilãs por conterem gordura trans, hoje podem ser aliadas. “Como essa substância não é mais utilizada na composição desse alimento, as margarinas de hoje em dia podem ser benéficas ao coração, já que são uma fonte de gorduras poli-insaturadas”, diz o médico. “Contudo é importante tomar cuidado com os excessos, afinal, elas são bem calóricas”.

2. Almoce peixe

Para o almoço, a sugestão do nutrólogo é o peixe. Segundo ele, uma das atitudes mais saudáveis que se pode tomar é trocar regularmente a carne bovina, de porco ou mesmo a de frango, por atum, salmão, sardinha ou anchovas, por exemplo. Esse tipo de alimento tem pouca gordura saturada – que eleva os níveis de colesterol ruim – e ainda oferece gorduras boas, como o ômega 3. “Uma dica ainda mais saudável é consumir peixes acompanhados de ingredientes como tomate e azeite, que também são benéficos à saúde cardíaca. O alho, que sempre está presente na hora do almoço, também contribui. Ele é rico em duas substâncias: alicina e ajoene. Ambas fluidificam o sangue, diminuem a pressão arterial e dificultam a coagulação sanguínea”, explica o cardiologista.

3. Salada com muito azeite no jantar

Durante o jantar, o Dr. Magnoni sugere algo mais leve, como uma salada temperada com muito azeite extra virgem. “A dica é ingerir uma colher de chá de azeite extra virgem por dia como tempero para salada ou como acompanhamento para fatias de pão”. O tomate, já recomendado no almoço, pode entrar também no jantar. “É um tipo de antioxidante que limpa as artérias e bloqueia radicais livres”, explica o médico do HCor.

4. Beba suco de uva natural ou vinho tinto

Segundo o Dr. Magnoni, suco de uva natural, ou mesmo uma taça de vinho tinto ao final de cada refeição, podem ser uma boa pedida para o coração. Ricos em resveratrol, ambos previnem o envelhecimento das células e combatem o colesterol ruim. “O resveratrol pode ser encontrado também em forma de cápsulas. Nesse caso, a recomendação é ingerir de 250 a 500 mg da substância por dia, o que equivale a uma taça de vinho tinto”, revela o especialista.

Transforme essas dicas em referência para sua alimentação cotidiana, até pegar o hábito. Vale a pena. “Ao procurarmos incluir todos os alimentos que acabamos de mencionar em nossa dieta e moderando o consumo de outros mais calóricos e gordurosos, podemos reduzir o risco de doenças cardíacas em até 80%”, conclui o Dr. Magnoni.

Fonte: Coração Alerta

15 comentários em “Nutrólogo sugere dieta para indivíduos com colesterol elevado”

  1. MARIA DO CARMO DOS SANTOS MOREIRA

    Bom dia !Obrigada pelas sugestões de café ☕️ e almoço, jantar,Deus abençoe

  2. Natanael da Silva maia

    estava precisando dessa ajuda não tenho plano de saúde e médico do inss é difícil quando não falta!

  3. Edjane Maria

    boa tarde meu colesterol total deu 227 tenho 56 anos quais as frutas e legumes que devo comer pra baixar rápido meu colesterol

  4. Maria Freitas

    Fui diagnosticada com dislipdemia familiar, que começou a se apresentar a partir de 2015, pós menopausa, como baixar o colesterol ou previnir entupimento e ou AVC isquémico.

  5. Lúcio Flávio Correia de iliveira

    tenho a doença renal crônico pre- dialítico e diabete, estou com o colesterol alta, o posso comer no café almoço e janta.

  6. Lúcio Flávio Correia de iliveira

    tenho a doença renal crônico pre- dialítico e diabete, estou com o colesterol alta, o posso comer no café almoço e janta. Desculpe, disse sim

  7. Eliana Borges

    Bom Dia! Sou hipertensa, tenho Hepatite, Rinosinosite, fiz tratamento pra hepatite, acabei de fazer, o exame de sangue pra vê como está a hepatite, e nesse exame deu: Tempo de Protrombina:tempo do paciente 13,7,tempo padrão 13,2 ,Atividade 94% , INR 1,4(Colesterol Total 234,6 , Trigliceridios 89,2 ,HDL Colesterol 69,4 ,VLDL Colesterol 17,8 LDL Colesterol 147,3, Hemoglobina Glicada(HBA1C) 4,8%, Glicose 106 , Ureia 33mg/dL, Creatinina 0,8mg/L, Proteínas Totais 5,54 g/dL , Albumina 4,3g/dL , Globulina 1,2 g/dL ,Relação A/G 3,5 , Gama Glutamil Transferase 22/U/L , Transminase Glutamica Oxalacetica 25, U/L ,Transminase Glutamica Piruvica 15 U/L, Anticorpos Anti HIV 1 e 2 Não Reagente deu o,18 ,Ferritinina deu 57 ng/mL,Anticorpos Anti HBS Não Reagente deu 4,51 mIU/mL, Hepatite B – HBSAG Resultado inferior a 0,03 IU/mL Metodo:Quimioluminescencia, valores de referencia:Não Reagente Índice inferior a 0,05 IU/mL , Reagente: Índice superior, ou igual a 0,05 IUmL ! Não sei se fiz bem, mandar os resultados desse jeito, gostaria de saber, se você poderia me dizer, como estão meus exames, se o colesterol está muito alto, se o colesterol: HDL,VDL,LFL estão altos, e se estiverem, o que posso fazer para baixá-los! obrigado!

  8. Eliana Borges

    Bom Dia! Sou hipertensa, tenho Hepatite, Rinosinosite, fiz tratamento pra hepatite, acabei de fazer, o exame de sangue pra vê como está a hepatite, e nesse exame deu: Tempo de Protrombina:tempo do paciente 13,7,tempo padrão 13,2 ,Atividade 94% , INR 1,4(Colesterol Total 234,6 , Trigliceridios 89,2 ,HDL Colesterol 69,4 ,VLDL Colesterol 17,8 LDL Colesterol 147,3, Hemoglobina Glicada(HBA1C) 4,8%, Glicose 106 , Ureia 33mg/dL, Creatinina 0,8mg/L, Proteínas Totais 5,54 g/dL , Albumina 4,3g/dL , Globulina 1,2 g/dL ,Relação A/G 3,5 , Gama Glutamil Transferase 22/U/L , Transminase Glutamica Oxalacetica 25, U/L ,Transminase Glutamica Piruvica 15 U/L, Anticorpos Anti HIV 1 e 2 Não Reagente deu o,18 ,Ferritinina deu 57 ng/mL,Anticorpos Anti HBS Não Reagente deu 4,51 mIU/mL, Hepatite B – HBSAG Resultado inferior a 0,03 IU/mL Metodo:Quimioluminescencia, valores de referencia:Não Reagente Índice inferior a 0,05 IU/mL , Reagente: Índice superior, ou igual a 0,05 IUmL ! Não sei se fiz bem, mandar os resultados desse jeito, gostaria de saber, se você poderia me dizer, como estão meus exames, se o colesterol está muito alto, se o colesterol: HDL,VDL,LFL estão altos, e se estiverem, o que posso fazer para baixá-los! obrigado! Desculpe ter nadado 2 vezes, o meu celular está com problema! Fico no aguardo de uma resposta!

  9. Norma Pereira Barros

    tenho colesterol alto e problemas renais tomo remédio a mais de 10 anos e não abaixo o que tenho a que fazer

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Em que posso te ajudar?