Exames para Pesquisa de Anticorpos Neutralizantes contra SARS-CoV-2 (Covid-19) e Teste de Neutralização

O que são os exames para Pesquisa de anticorpos neutralizantes?

São exames para detecção de anticorpos contra antígenos específicos do vírus (domínio RBD da Proteína S) que se ligam aos receptores de células humanas (Receptores de ACE2). Estes anticorpos, quando presentes, ao se ligarem nos antígenos virais conseguem neutralizar o vírus, pois bloqueiam a ligação das partículas virais aos receptores de ACE2 e impedem sua entrada nas células humanas.

Quem deve realizar esse exame?

Pessoas que já foram vacinadas ou que já tiveram COVID-19, a partir de 3 semanas (idealmente 30 dias) após a 2ª dose da vacina ou resultado de RT-PCR Positivo para COVID-19. O teste permitirá avaliar a produção de resposta imune humoral a partir dos estímulos gerados pela vacina ou pós-infecção, com alta probabilidade de promover imunidade às (re)infecções ou ao menos às formas sintomáticas mais graves.

Exames com especificidade maior ou igual a 99,5%

Para os testes de anticorpos contra SARS-CoV-2, o CDC/USA sugere o uso de testes com uma especificidade ≥ 99.5% para minimizar o potencial de resultados falso-positivos. 

Existem numerosos testes que detectam anticorpos contra o vírus SARS-CoV-2, mas apenas alguns deles são de elevada especificidade (um teste com elevada especificidade apresenta baixa chance de apresentar resultado falso-positivo), além disso, muitos exames detectam anticorpos contra outros antígenos virais (diferentes do domínio RBD da Proteína Spike) e, portanto, não são anticorpos neutralizantes.

Por isso, selecionamos testes de fabricantes que apresentem elevada especificidade (≥ 99,5%) e capacidade de detecção dos sítios de ligação do domínio RBD da Proteína S (Spike) responsável pela ligação do vírus aos receptores de ACE2 das células humanas.

Quando realizar o exame?

A Pesquisa de Anticorpos IgG contra Proteína S (S1 RBD) deve ser realizada a partir de 3 semanas (idealmente 30 dias) após a infecção ou administração da vacina (2ª dose) para que as melhores sensibilidades e especificidades sejam alcançadas.

O que é o Teste de Neutralização e qual a sua importância?

Diferente da Pesquisa e Quantificação de Anticorpos contra o domínio RBD da proteína S (Spike), que visa detectar e quantificar os anticorpos presentes no sangue, o Teste de Neutralização busca avaliar a qualidade destes anticorpos do ponto de vista de sua capacidade efetiva de Neutralização. Para isso, este exame se baseia em um método de avaliação competitiva, no qual são utilizadas placas do tipo ELISA sensibilizadas com o receptor ACE2, nas quais serão adicionadas a proteína “RBD domain Spike” marcada, juntamente com a amostra de soro do paciente. Se houver anticorpos que se ligam à “RBD domain Spike” na amostra, a interação com o receptor ACE2 não se dará e o resultado será positivo para a presença de anticorpos neutralizantes. Contrariamente, se a ligação “RBD domain Spike” com o receptor ACE2 ocorrer, significa que ou não existe a presença de anticorpos na amostra ou, se existe, não são capazes de neutralizar a ação do vírus e o resultado será negativo.

O resultado é avaliado em percentuais de neutralização e somente são considerados satisfatórios (Positivo) percentuais acima de 30% de neutralização, enquanto que percentuais inferiores a 20% de neutralização são considerados insatisfatórios (Negativo).

A importância desse Teste consiste em uma informação mais aprofundada e detalhada a respeito da capacidade de neutralização dos anticorpos encontrados e pode ser bastante útil, sobretudo, em pacientes que apresentem baixos níveis de anticorpos.

É importante ressaltar que esses resultados, assim como outros testes sorológicos para Covid-19, não devem ser interpretados como uma indicação de certeza de imunidade parcial ou absoluta ao vírus. Este ainda é um tópico em estudo, assim como os níveis e tempo de permanência da proteção. Não são indicativos de interrupção de medidas de proteção, como o distanciamento social, uso de máscaras ou retorno ao convívio social.

Exames disponíveis

IGGCOVID

Pesquisa Quantitativa de Anticorpos Neutralizantes IgG contra Proteína S (Proteína Spike – Antígeno S1 RBD do SARS-CoV-2)

  • Prazo: 1 dia útil
  • Valor: R$ 90,00
  • Código do exame: IGGCOVID

COVNEU

Teste de Neutralização  de Anticorpos Totais contra SARS-CoV-2

  • Prazo: 9 dias úteis
  • Valor: R$ 255,00
  • Código do exame: COVNEU

Saiba mais sobre os exames entrando em contato conosco através de nossos canais de atendimento.

Central de Relacionamento: (27) 3200-2288 | WhatsApp (27) 9 9899-0094

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn