Não é o álcool que causa o sofrimento, mas os processos bioquímicos que ele deflagra.
Um alerta antes de começar a beber: cuidado com os processos bioquímicos que a bebida é capaz deflagrar no seu corpo, levando à ressaca. Confira abaixo como o excesso de álcool atua no seu corpo:
Acetaldeído
Substância tóxica resultante da metabolização do álcool pela enzima álcool desidrogenase (ADH). Inflama células de tecidos por todo o corpo até ser neutralizado, causando o grosso da ressaca.
Falta de hormônio antidiurético
A vasopressina faz o rim reabsorver água. O álcool inibe sua produção e faz com que a água vá direto para a bexiga, causando desidratação à medida que você bebe.
Redução de glicogênio
Glicogênio (moléculas de glicose) é a reserva de energia do seu corpo.O álcool inibe sua reposição, derrubando os níveis de açúcar e deixando você mole e com o raciocínio travado.
Glutamina
O álcool deprime a ação dos neurônios, o que reduz a produção desse neurotransmissor. Quando você dorme, o corpo volta a produzir glutamina desreguladamente, perturbando o sono.
MAPA DAS DORES DA RESSACA
Onde: Cérebro
O que: Dor de cabeça
O álcool tem ação depressiva nos neurônios. Os nervos das paredes arteriais ficam inflamados e dilatados. O sangue é bombeado e tensiona esses nervos, causando dor de cabeça latejante.
Onde: Músculos
O que: Fraqueza
Junto com a urina se foram grandes quantidades de potássio e magnésio, eletrólitos fundamentais para a contração muscular. Com níveis baixos, músculos ficam “preguiçosos”.
Onde: Intestino
O que: Comportamento antissocial
A intoxicação das células intestinais pelo etanol e pelo acetaldeído leva a cólicas e faz o trânsito intestinal acelerar vertiginosamente. Sim, você já sabe no que isso dá.
Onde: Olhos e ouvidos
O que: Sensibilidade à luz e ao som
Estímulos sensoriais causam tensão nos neurônios danificados. Eles doem ainda mais quando o sol entra pela sua janela.
Onde: Estômago
O que: Náusea, gastrite e falta de apetite
O álcool inflama a membrana estomacal. Isso causa dor no dia seguinte e pode levar seu corpo a se considerar envenenado. Ou seja, você pode vomitar e perder o apetite.
Fonte: MdeMulher
Outras notícias
Porque os exames são diferentes para pesquisa desse (e outros) vírus?
No momento inicial da infecção, os únicos métodos que permitem detectar a presença do vírus, são aqueles que detectam o seu material genético nas amostras coletadas, como o método da PCR.


2 comentários em “Entenda como a ressaca atua no seu corpo”
Gostaria de saber se pode ser bebida alcoólica que faz com que no dia seguinte ou dois dias após eu beber sinto muito contração involuntária dolosa do lado do flanco fazendo com que feu fique torta e sem equilíbrio e não ficar normal demora entre 2 a 5 horas para passar e horrível.
ricardorochaalvesgoes@gmail.com. alcoólatra , bebo cachaça três dias direto, sem comer, depois vômito o dia todo, só depois de três dias começa melhorar , e um sofrimento terrível, 15 anos de aa,estou voltando lá e meu lugar, 54 anos