Assim que o corpo sofre um trauma, como uma batida ou uma lesão, não demora muito para a dor, a vermelhidão e o inchaço aparecerem. Em casos corriqueiros como esses, a ajuda de um especialista é frequentemente substituída pela velha receita caseira: compressa de água quente ou fria.
O problema é que nem sempre sabemos qual das duas é a ideal para o problema em questão. Embora ambas sejam excelentes analgésicos locais, fazer a escolha certa aumenta a eficácia do tratamento.
Segundo o Dr. Francisco Collet, médico assistente da Divisão de Emergência Cirúrgica Geral e do Trauma do Hospital das Clínicas de São Paulo, a compressa fria é ideal após quedas, pancadas ou lesões nas articulações, sendo recomendada nas primeiras 48 horas após o ocorrido.
“Geralmente tais traumas podem romper alguns vasos, deixando vazar sangue (formando hematomas que causam vermelhidão) ou linfa (formando edemas que causam inchaço). Quando esses vasos se deparam com a temperatura fria da compressa, sofrem espasmos, contraem e diminuem o fluxo dos respectivos fluídos. Com isso, o local lesionado não sofrerá acúmulo de líquido”.
Já a compressa quente é ideal para situações infecciosas, como aquelas em que há formação de pus (furúnculo, terçol, etc.), e para amenizar edemas e hematomas que se formaram após um trauma não tratado em 48 horas. De acordo com a fisioterapeuta Vivian Modolo, da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), a água quente tem função contrária à da fria. Ao invés de contrair os vasos, ela dilata, aumentando o fluxo sanguíneo.
“Esse efeito acaba contendo o processo inflamatório, pois a grande quantidade de sangue correndo nos vasos acaba recolhendo e purificando os líquidos que vazaram e se acumularam em torno da região afetada após o trauma”.
A compressa quente também proporciona relaxamento muscular, o que a torna ideal para tratar dores como torcicolos, e pode ser usada ainda para aliviar desconfortos comuns como dor de dente e cólicas abdominais provocadas pela TPM.
Embora ambas proporcionem alívio, é preciso ficar atento ao seu uso. Tanto compressas quentes como frias podem ferir peles sensíveis e, dependendo da temperatura e do tempo de aplicação, podem até mesmo provocar queimaduras.
“O ideal é deixar a compressa sobre a região por no máximo 15 minutos enrolada em um pano para amenizar a temperatura, seja quente ou fria”, recomenda Collet.
Fonte: Drauzio Varella


14 comentários em “Compressa quente ou fria: em que situação usar cada uma?”
Boa noite, fiz uma cirurgia no plator tibial, a 19 dias meus pés estão inchados coloquei placas e parafusos, qual o mais recomendado no meu caso , compressa com água quente ou fria?
Muito boa as informações,
As vezes ficamos perdidos sem saber o que fazer, e quais seriam os procedimentos corretos, nessas condições!
Valeu.
rosanecrochero@gmail.com
Excelente esclarecimento sobre compressas quanto às situações em que se deve aplicar.
Pós operatório de Quadril + _2anos continuu sentido dor desconforto na região a R M acusou edema ósseo.mas não me indicam o que é certo
Fis compredda com agua quente mas mj ha perna ficou com vermelhidão ela volta ao normal com o tempo
Sofri um acidente e o guidão da moto machucou meu peito esquerdo, sempre que faço movimento ou repiro sinto um desconforto, estou tomando antibiótico,anti inflamatório e massagens com pomada, colocar uma bateria de gelo sobre meu peito ajuda, me chamo wendel angelim
sofri um acidente de moto, quebrei o o tálus não fiz cirurgia mais sinto muita dores no pé fico com medo de ser trombose o que fazer pra aliviar as dores
Sofri um acidente onde bati a cabeça, levei 5 pontos. E 2 dias após estou com uma lesão escura perto do rim.Devo voltar ao hospital??Ou colocar compressa. Lembro que o médico indicou se aparecesse lesão comoressa fria. Tenho 62 anos.Obrigada
Tenho muita dor no braço a mais de quatro meses no exame deu nervo inflamado e acúmulo de água no ombro alguém disse pra eu por compressa quente e alguém disse gelo o que é certo?
Sofri um atropelamento por moto há 17 dias, a roda bateu na minha perna, está muito inchada mas não houve nenhuma fratura. Devo fazer compressa quente ou fria?
levei um soco no olho está rocho com uma bolsa de sangue na parte da olheira do olho coloquei gelo na primeiras horas já tem 3 dias é pra colocar gelo ainda ????
Hoje quarta-feira dia 20/09/23 faz 7 dias que o meu filho levou uma queda da bicicleta e machuquei virilha com o quidom da bicicleta. Com 5 dias após aqueda ele precisou fazer uma drenagem para que sai-se o sangue de um coágulo que estava formado com com 10ml.
A dúvida é! Agora qual o tipo de compressa devo fazer? Pois está com 7 dias e ainda está muito roxo e preto. O corte do dreno já está começando a fechar.
Olá. Fiz uma histerectomia total abdominal
a 20 dias .Qual seria a compressa ideal quente ou fria?