Caminhar preserva o cérebro na 3ª idade

Um estudo revela que uma caminhada por semana pode proteger o cérebro contra o desgaste natural do envelhecimento.

Estudo revela que caminhar por cerca de 9 a 15 km por semana pode proteger o cérebro contra o desgaste natural do envelhecimento. Pesquisadores do National Instituteon Aging, nos EUA, avaliaram a saúde física e mental de 300 adultos (com idade média de 78 anos) em 1989. Nove anos depois, todos passaram por exames de ressonância magnética para medir o tamanho do cérebro. Na terceira etapa, em 2002, um terço dos participantes apresentou algum tipo de comprometimento cognitivo leve. Ao correlacionar esses dados ao padrão de caminhada semanal de cada idoso, os pesquisadores descobriram que quanto mais ativo fisicamente é um indivíduo, maior é a preservação de matéria cinzenta em regiões do cérebro responsáveis pela cognição.

Fonte: Revista Viva Saúde

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Iniciar atendimento
Olá!

Seja bem-vindo a Central de Relacionamento Tommasi. Tem alguma dúvida sobre algum serviço ou procedimento, estamos à disposição para melhor atendê-lo.

Nosso atendimento funciona de segunda a sexta, das 7h30 às 17h30 e aos sábados – Das 7h30 às 12h. Em outros horários, envie uma mensagem na nossa página Fale Conosco.