Boas companhias podem tornar o envelhecimento mais saudável

Estudo espanhol aponta que atividade social pode ajudar na saúde mental.

A companhia de amigos pode tornar o processo de envelhecimento mais prazeroso. Uma pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde espanhol entrevistou 409 pessoas com 65 anos ou mais, e mais da metade das pessoas entrevistadas disse não querer passar a última fase da vida entre pessoas desconhecidas ou ser uma “carga para os filhos”.

Quatro em cada dez dos participantes do estudo veem como alternativa ocohousing – moradias criadas e administradas pelos próprios idosos, que decidem como querem viver nessa fase da vida. No espaço, amigos que já alcançaram a terceira idade moram juntos, fazem esportes e se divertem, sempre na companhia de alguém querido.

Leia também: Caminhar preserva o cérebro na 3ª idade

Na Espanha, já existem oito condomínios que funcionam como uma república para a terceira idade – dois a cada três idosos entrevistados na pesquisa conhecem esse estilo de vida –, e em países como os EUA e o Canadá essa prática vem crescendo em diferentes estados. No Brasil, o cohousing é recente, mas ainda está limitado a grupos de pessoas jovens que buscam uma moradia mais acessível.

Fonte: Claudia

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn