5 hábitos para acordar mais cedo

Confira 5 hábitos simples que vão te ajudar a acordar mais cedo e ter mais disposição durante o dia.

“Existem genes matutinos e vespertinos. Essas informações já estão programadas dentro de cada um, mas para adequar-se basta ter uma rotina”, ensina Dalva Poyares, neurologista do Instituto do Sono (SP).

Siga as dicas:

1 – Comece com 15 minutos. Você só precisa desse intervalo de tempo para mudar todo o seu ritmo circadiano. Não basta adiantar o despertador. É fundamental deitar-se 15 minutos mais cedo também, todos os dias. Aos poucos, você reprograma o seu circuito interno.
2 – Desligue os gadgets pelo menos duas horas antes de ir para a cama. A luz emitida pelos eletrônicos suprime em até 22% a produção de melatonina – hormônio que induz ao sono. Esqueça os jogos e as redes sociais.

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3 – Tome um banho quente antes de dormir. Não é só para relaxar. A medida tem explicação científica: a temperatura corporal cai naturalmente perto da hora de dormir, então, exagerar essa mudança fará você dormir mais rápido.
4 – Durma de meias. Quando você está quase pegando no sono, o fluxo sanguíneo vai para as extremidades do corpo. Quando elas estão aquecidas, as veias dilatam para ajudar a diminuir a temperatura corporal com mais rapidez.
5 – Beba suco de cereja. Esqueça o leite morno. Um estudo recente da Universidade Estadual da Louisiana, nos Estados Unidos, comprovou que a frutinha vermelha oferece melatonina e triptofano, substâncias que auxiliam no sono, em quantidades suficientes para garantir uma boa noite de descanso – para acordar mais cedo.

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Fonte: Revista Corpo a corpo

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