10 dicas para energizar o seu cérebro

Como fazer naqueles dias em que você acorda desanimado e sem disposição nenhuma? Aqui vão 10 dicas para energizar seu cérebro e amenizar a tortura das manhãs dos dias da semana.

Má notícia: É segunda-feira cedo. Você acordou sem vontade de ir trabalhar e ainda nem tem café na garrafa. A agenda está cheia, com várias tarefas, reuniões e telefonemas.
Boa notícia: O café não é a única solução para os problemas da vida.

As manhãs dos dias da semana não são muito atraentes para o cérebro. No entanto, há algumas coisas que você pode fazer para amenizar a tortura e o sacrifício. Acorde, refresque e energize sua mente:

Tome um copo de água — beba água fresca ao se levantar para despertar seu metabolismo e refrescar seu cérebro

Não “enrole” — Você já vai pra cama pensando no tédio de ter que acordar no dia seguinte? Você coloca o despertador para tocar mais cedo e fica enrolando na cama, tirando várias sonecas antes de se levantar definitivamente? Não faça isso. Calcule o tempo que precisa para descansar, programe-se para deitar mais cedo e, quando o despertador tocar, levante-se da cama logo na primeira campainha.

Leia também: 5 hábitos para acordar mais cedo

Abra as janelas – A luz do sol tem um efeito direto na atividade do seu cérebro. Quando privamos nosso cérebro de luz, ficamos em estado de sono, meio sem consciência. A luz ajuda a elevar a frequência das ondas cerebrais e ativa os neurotransmissores da felicidade, como serotonina e dopamina.

Exercite-se pela manhã — A ideia de exercitar-se pela manhã pode parecer horrível para você. Se nunca fez isso antes, saiba que, além dos benefícios óbvios para a saúde, isso vai deixá-lo com mais energia o dia todo. Você pode tentar dormir com sua roupa de ginástica para aumentar suas chances de realmente ir para a academia cedo. A ginástica para o corpo potencializa os exercícios para o cérebro que você faz ao realizar tarefas complexas do seu dia.

Veja: 4 atividades físicas para praticar em 30 minutos

Ouça músicas — Ouça algumas músicas alegres enquanto você se prepara pela manhã. Estudos científicos mostraram que música é um dos estímulos que iluminam todo o cérebro. A música faz o cérebro produzir dopamina, neurotransmissor que ajuda a regular os centros de prazer e recompensa do cérebro, bem como as respostas emocionais e de motivação.

Tome um banho frio — Não há explicação É como alguns remédios. É ruim, mas funciona.

Não trate café como uma “droga” — O dia em que você estiver se sentindo mais disposto, tente não tomar café ou ao menos diminua a quantidade que toma por dia. Se você realmente precisa de algo para acordar, tente substituir por um suco verde saudável. Isso fará bem para o seu cérebro.

Tome café da manhã — Leve a sério a frase “o café da manhã é a refeição mais importante do dia”. O café da manhã dá para seu cérebro nutrientes necessários para otimizar seus processos mentais. Pense nisso como combustível para o seu corpo. Sem ele, você vai ficar parado Tente incluir alguns alimentos que fazem bem para o cérebro, como frutas vermelhas.

Converse com alguém — Envolva-se em um bate-papo descontraído com um membro da família, amigo ou colega de trabalho na parte da manhã. Mesmo que você não goste muito disso, tomar a iniciativa de se envolver em uma conversa realmente ajuda a manter sua mente e corpo em atividade.

Faça SUPERA — Prepare seu cérebro para a carga de trabalho de um novo dia. Faça ginástica cerebral, ou seja, atividades que tiram você da rotina. Ginástica cerebral estimula e aumenta sua capacidade de resposta mental. Ela prepara sua mente para focar melhor nas tarefas ao longo do dia.

Fonte: Método Supera

2 comentários em “10 dicas para energizar o seu cérebro”

  1. Aroldo de Souza Ferreira

    boa noite,vou seguir todos estes passos com muita cautela,tenho certeza que vai dá certo,eu me esforçando tenho certeza que vai ver um sucesso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Em que posso te ajudar?