Sete alimentos que combatem a ansiedade

Sabia que sua ansiedade pode ser combatida também com a alimentação? Veja aqui sete alimentos ricos em vitaminas e aminoácidos que melhoram a tranquilidade e a disposição.

Está cada vez mais difícil manter a calma? Todo mundo vive dizendo que você é uma pessoa ansiosa? A ansiedade provoca uma bagunça nas emoções e de quebra ainda reflete na saúde. Quando em excesso, ela desencadeia a sensação de mal-estar e te impede de viver a vida com mais leveza, sem tanta angústia em relação ao que ainda está por vir. Os ataques de gula também são creditados a ela. Existem tratamentos e terapias para controlar a ansiedade, mas sabia que a alimentação também pode ajudar a domar este furacão interno? Alguns alimentos contêm aminoácidos e vitaminas essenciais, que atuam diretamente diminuindo o estresse, combatendo a ansiedade e aumentando os níveis de serotonina, responsável pelo bem-estar e pelo relaxamento. A seguir, conheça os sete alimentos campeões para aquietar a mente.

Leia: Estresse pode desencadear a compulsão alimentar

Frutas cítricas: Estudos comprovaram que a vitamina C, presente nas frutas cítricas, diminui a secreção de cortisol, hormônio liberado pela glândula adrenal em resposta ao estresse e à ansiedade e responsável por transmitir a notícia de estresse para todas as partes do corpo. Seu consumo promove o bom funcionamento do sistema nervoso e aumenta a sensação de bem-estar. “Vitaminas e minerais, como a vitamina C, por exemplo, são perdidas nos quadros de estresse e ansiedade, além de queda de açúcar no sangue (hipoglicemia). Por isso, existe a necessidade de suprir essas carências”, ressalta a nutricionista Rosana Farah, membro da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade.

Leite, ovos e derivados magros: Eles são uma ótima fonte de um tipo de aminoácido, o triptofano, que alivia os sintomas de ansiedade. De acordo com a nutricionista Rosana Farah, uma vez no cérebro, o triptofano aumenta a produção de serotonina, o hormônio da felicidade, que é um neurotransmissor capaz de relaxar e dar sensação de bem-estar. A especialista recomenda o consumo de 2 a 3 porções por dia deste grupo de alimentos.

Carboidratos: Os carboidratos, provenientes dos cereais na sua forma simples e integrais, e das frutas mais adocicadas, também podem combater a indesejada ansiedade. “Eles elevam o nível de açúcar no sangue, dando energia, bem-estar e disposição”, explica Rosana Farah. Pães, arroz, aveia, feijão, massas, batata, mel, jabuticaba, uvas, maçãs fazem parte deste grupo alimentar. A quantidade recomendada é de 6 a 9 porções diárias.

Banana: Um estudo feito por pesquisadores do Instituto de Pesquisas de Alimentos e Nutrição das Filipinas comprovou que esta fruta ajuda no combate da depressão e alivia os sintomas da ansiedade. Graças ao alto teor de triptofano qua a fruta carrega, ajudando na produção de serotonina.

Veja também: 6 benefícios do tricô para a sua saúde

Carnes e peixes: Eles são a melhor fonte natural de triptofano, aminoácido que em conjunto com a vitamina B3 e o magnésio produzem serotonina, um neurotransmissor importante no processo do sono, do humor e que regula os níveis de ansiedade. Além disso, as carnes e peixes contêm outro aminoácido chamado taurina. Esta substância aumenta a disponibilidade de um neurotransmissor chamado GABA, que o organismo usa para controlar fisiologicamente a ansiedade. “A recomendação diária em relação às carnes é de 1 a 2 porções, dê sempre preferência às carnes brancas e magras”, recomenda a nutricionista Rosana Farah.

Chocolate: O chocolate é rico em flavonoides, um tipo de antioxidante que favorece a produção de serotonina, neurotransmissor responsável pela sensação de bem-estar e que melhora o humor, reduzindo a sensação de ansiedade. explica a especialista em nutrição clínica e gastronomia, Rosana Farah. O recomendado são 30 gramas de chocolate por dia. E de preferência ao chocolate amargo, bem menos calórico e mais rico em flavonoides.

Espinafre: O espinafre contém folato (ácido fólico), que é uma potente vitamina antidepressiva natural. Segundo a nutricionista Rosana Farah, ele combate a ansiedade, pois quando está em baixas concentrações no organismo também diminui os níveis cerebrais de serotonina. Além disso, segundo um estudo da Universidade da Califórnia, o cérebro consome muita energia para funcionar e isso resulta na sobra de resíduos químicos oxidantes. É neste momento que alimentos, como o espinafre, começam a trabalhar para eliminar as substâncias em excesso, “desenferrujando” o cérebro.

Fonte: Minha Vida

11 comentários em “Sete alimentos que combatem a ansiedade”

  1. Zuleika g Meira

    Boa noite presiso dormi . acho que tenho falta de melatonina. horário de acordar na pandemia TRE horas da manhã todos os dias.

  2. Boa tarde.
    tenho muita dificuldade para dormir, passo noites sem dornir, estou com a cabeça fraca, e estou na menopausa que deve ser o grande fator para todos os transtornos que venho tendo ultimamente.
    Não sei mais o que fazer.

  3. Tereza Maria de Miranda freitas

    este artigo foi muito último,gostaria de saber mais sobre alimentos que ajuda a ter uma bom noite de sono e bem estar

    1. João Batista Camargo

      Olá Doutora,
      Tenho tremor nas mãos, já fiz muitos exames e não deu nada. O último médico me disse que poderia ser ansiedade.
      Passei 6 meses no psicólogo e não vi nenhuma alteração.
      quando vi a sua matéria, fiquei curioso. Estou passando constrangimento, pois fui ser um cafezinho a uma visita em minha casa e caiu uma boa parte no pires.
      E está muito pior, pois dou palestra e o público fica me perguntando sobre a minha tremedeira. Conheci uma amiga que me disse que pode ser problema na tireóide. E agora li sobre serotonina, fiquei curioso em saber mais. A vale lembrar que tomei 32 anos, remédios para bronquite, mas hoje não mais, pois mudei para a praia.
      conto com sua ajuda e/ou orientação.
      muito grato.

  4. eu também tenho tremedeira passo constrangimento é simplesmente horrível não sei mais o que fazer tenho asma e estou vendendo minha casa em mogi das cruzes sp para morar na praia pois o ar super funciona

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *