Sim, essa doença também pode dar as caras nos primeiros anos de vida. E isso tem sido cada vez mais comum devido ao aumento da obesidade e do sedentarismo entre os pequenos.
Colesterol alto não é brincadeira
Colesterol todo mundo tem – e, acredite, ele é imprescindível para o funcionamento de todo o organismo. Entre as funções que essa gordura desempenha no nosso corpo estão formar a membrana que recobre as células e garantir, assim, a entrada e a saída de substâncias; produzir vitamina D e hormônios sexuais; e fabricar a bile, líquido importante para o processo digestivo.
O problema existe quando as frações do colesterol estão em níveis inadequados. Estamos falando do LDL, conhecido como colesterol ruim, e do HDL, que é bom. Entenda: o LDL é aquele que se acumula nas paredes das artérias, o que leva a episódios de infarto e derrame; já o HDL tem exatamente a função de remover esse excesso de gordura dos vasos.
Diversos fatores podem contribuir para que ocorra um desbalanço nesse processo. Na infância, o principal deles é a obesidade – problema que já atinge uma em cada três crianças brasileiras de 5 a 9 anos, segundo uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em parceria com o Ministério da Saúde, divulgada em junho de 2015. Isso acontece porque, entre aqueles que estão acima do peso, o HDL costuma estar em baixa e o triglicérides, em alta. “Com isso, aumenta o risco de deposição de gordura nas artérias”, conta Isabel Cristina Guimarães, presidente do Departamento de Cardiologia Pediátrica da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC).
Idade não é documento
Quando se trata de colesterol alto, a idade não importa – ele pode dar as caras em qualquer faixa etária. De acordo com a SBC, 20% das crianças e adolescentes entre 2 e 19 anos apresentam níveis elevados de colesterol no sangue, sendo que 8% têm altos valores de LDL e 45% contam com baixas taxas de HDL.
Embora esses números se devam, em boa parte, aos altos índices de obesidade no país, o excesso de peso não é o único fator que favorece o colesterol nas alturas. Doenças como diabetes e hipotireoidismo também podem desequilibrar as taxas lipídicas dos pequenos.
A genética também conta. Crianças que têm parentes de primeiro grau com problemas de colesterol estão mais propensas a desenvolver a complicação – e de forma mais precoce.
Há ainda casos raros em que o pequeno tem colesterol alto antes mesmo de nascer. “A gestante, por ser obesa ou ter uma alimentação inadequada, contribuiria para um processo de deposição de gordura nas artérias da criança”, revela Isabel Guimarães.
A prevenção deve começar desde cedo
O primeiro passo para afastar o colesterol alto é garantir que cardápio do pequeno seja saudável e equilibrado – isto é, rico em frutas, verduras, legumes, cereais integrais… “Nós temos hoje um perfil de alimentação da criança e do adolescente muito ruim, com excesso de carboidratos e gorduras saturadas”, analisa Isabel. O cenário é feio mesmo: segundo um estudo do Ministério da Saúde em parceria com o IBGE, divulgado no dia 21 de agosto de 2015, 60,8% dos meninos e meninas brasileiros com menos de 2 anos de idade comem com frequência biscoitos, bolachas e bolos. Outros 32,3% costumam ingerir refrigerantes e sucos artificiais, de acordo com o levantamento.
A atividade física é outro pilar fundamental no combate aos problemas de colesterol na infância. “O exercício físico é o principal tratamento para aumentar as taxas de HDL, o colesterol bom”, explica o pediatra Felipe Lora, do Hospital Infantil Sabará, em São Paulo. Por isso, brincadeiras que envolvam correr e pular, por exemplo, devem ser incentivadas desde que o pequeno dá os primeiros passinhos.
O diagnóstico precoce é importante
“A partir dos 10 anos de idade, toda criança deve ter o colesterol dosado”, preconiza Isabel Guimarães. Segundo ela, a antecipação dos exames só é feita se o pequeno é obeso ou quando há casos na família de colesterol elevado ou de doenças no coração. “Aí, orientamos que adiante a dosagem para ver se há alguma anormalidade que justifique uma prevenção mais rígida”, esclarece a médica da SBC.
Os valores são diferentes para os pequenos
Segundo Isabel Guimarães, é desejável que o colesterol total de crianças e adolescentes de 2 a 18 anos esteja abaixo de 150 mg/dl. O valor limítrofe é entre 150 e 170 mg/dl e, acima disso, já se caracteriza como elevado.
Analisando somente as taxas de LDL, o ideal é elas sejam menores do que 110 mg/dl. Já o HDL precisa estar acima de 45 mg/dl.
Não há sintomas
A menos que sejam níveis muito elevados, crianças com colesterol alto não apresentam sintomas. “A nossa preocupação é que a doença se manifeste no longo prazo, por meio de problemas como infarto e derrame”, afirma Felipe Lora. Em casos de taxas altíssimas, os pequenos podem apresentar gordura no fígado e a chamada xantoma, caracterizada pelo acúmulo de gordura na pele.
O leite materno é o primeiro passo para prevenir o problema
Embora não exista uma relação direta entre o consumo de leite materno e um melhor controle das taxas de colesterol, ele é um importante aliado contra esse problema. “Sabe-se que o aleitamento materno previne a obesidade”, diz o médico do Sabará. Com isso, o risco de o pequeno ter colesterol alto diminui bastante. Além disso, estudos mostram que bebês que são amamentados levam mais tempo para ser expostos a outros alimentos – que são, muitas vezes, verdadeiros vilões.
Fonte: MdeMulher


61 comentários em “Colesterol alto: o que você precisa saber sobre esse problema em crianças”
MH filha tem 11 anos e tem colesterol MT alto tô preocupa .
Pois o médico tirou TD dela e n sei oque dar a ela pra comer ..eu n sei oque fazer ..me ajude oque dou a ela..n tenho condições financeiras..se sentindo MT triste
Olá. Sou Sávio. Dois filhos. Hipercolesterolemia. Há setor de estudos de lipídeos em São Paulo. Muito importante você procurar e inscrever seus filhos. O meu de 5 anos tinha colesterol de quase 700 , hoje está com 450. Busque o INCOR de São Paulo. Eles vão te ajudar. Precisa saber o que faz ser tão alto. Nós meus filhos, o tratamento para as pessoas normais de colesterol alto, não ajudam em nada, ao contrário, os faz subir. Há uma doença rara, muito mesmo, chamada sistosterolemia no meu caso. Então, busque pode ser isso ou outro fator. Eles são excelentes e atenciosos. Vai dar certo
Olá me chamo Rafael meu filho tem 11 anos e o colesterol genético dele está em 300 como posso melhorar isso por favor muito obrigado desde já
estou com o mesmo problema minha filha de 08 anos tá com o colesterol elevado já tem uma grande restituição em alimentos por ser também alérgica já não sei o que dá pra ela comer.
Olá Edilleuza, você ainda precisa de ajuda ou já conseguiu estabilizar a situação com seu filho. Caso precise sou nutricionista, posso dar algumas orientações sem custos… meu e-mail: jessicalimanutricionista@gmail.com
Estou precisando tb
Minha filha tem dois Anos e o colesterol dela tá 197 oque fazer?
Minha filha esta com o colesterol total 188 e tem apenas 3 anos e 10 meses, ela nao come quase nada, ela é bem ruin de comer, porem nos docinhos se deixar ela ataca, mais evito. Nao sei o que fazer
Minha filha tem 3 anos e os dois colesterol deu alto o total e o hdl ela só come mingau qual leite devo da a ela
meu neto tem 7 anos e está com colesterol alto o que fazer desde já agradeço a todos
A minha filha tem 6 anos e o colesterol esta em 188 não sei o que fazer
Meu filho tem 5 anos, ele é operado desde q nasceu com coarctaçao de aorta, e tem valva aortica bicuspide, e essa semana fiz exames de sangue e o colesterol está 204, ainda estou aguardando o exame de ecocardiograma desde abril/2021, só consigo marcar o retorno na cardiologista com os exames prontos, estou muito preocupada e não sei o que oferecer de alimentos pra ele, pq agora estou com medo… sempre cuidei da alimentação dele, e ele está no peso adequado para a idade dele, não entendi pq está com colesterol alto
Olá boa tarde tudo bem . Essa semana eu fiz exame de sangue na minha filha de 10 anos e acusou colesterol total de 200 em colesterol LDL deu 123 fiquei preocupada será quw ela vai precisar tomar remédio ou somente uma dieta. Se puder me responder agradeço e também uma dieta mais diversificada pra eu dar a ela. Desde já muito obrigada Luciana mãe.
Minha filha tem 4 anos e ta com colesterol de 208 to preocupada tirei tudo dela mas não sei oque fazer Moro de medo dela te algo
Minha filha tem 2 e 3 meses, o colesterol total dela 217 muito alto, estou desesperada não sei o que fazer, mamães alguém já passou por isso?
Eu tô nessa mesma situação mas parece que ninguém responde, é difícil viu..
a minha tem 1 ano não sei o que fazer sua filha já está melhor
o meu bebe de 2 anos esta com o colesterol 220 estou desesperada ele não come besteira nenhuma e ainda mama leite materno.
o meu bebê tem 2 anos e 2 meses e o dele deu 254, eu estou desesperada também, peguei os exames dele já marquei com a pediatra, mais também já mudei totalmente a Alimentação dele então não recebo nenhuma orientação, sendo que ele não comia besteiras, nada de doces, refrigerantes bolachas ele ainda. comia mas não gostava muito que era a maisena, enfim acho que seja genética.
Meu filho tem 3 anos agr descobri q está com o colesterol alto deu no exame 173 limítrofe troquei o leite dele para o desnatado só q na alimentação não sei de muitas opções pois ele não come muito legumes não entendi nada do colesterol dele alto pois minha comida e feita com pouquíssimo óleo pooq eu já tenho problema de estômago por conta da gordura..
Yasmin Santos Soares o meu colesterol estar 154.8 estar normal. Mail santosmocinha19@gmail.com
Olá Sara, o meu filho também está com o colesterol alto. Ele tem 3 anos e dez meses. O pediatra dele me explicou que bolachas recheadas, lanches e massas fazem subir o colesterol. O ideal é comer frutas e legumes. Até carne vermelha não pode comer muito. Os derivados de leite também é aconselhável tirar. Esses alimentos de preparos rápidos, como hambuguer, nuggtes contém um alto valor de sódio, também um dos motivos que prejudica o colesterol.
Olá, boa tarde!! Sou Marikeila Fonseca , mãe do Aquiles de 10 anos e ele tbm tem o colesterol alterado. Recebi hoje seu exame e tá 225. Mas eu sempre tive o cuidado cm a alimentação( dessa vez é q descuidei) , pois a Nutricionista me falou q em crianças o tratamento nada mais é q uma dieta regular e certinha junto cm exercícios físicos, como, andar de bicicleta, nadar, jogar bola… É somente alimentação mesmo e se exercitar. Daí eu apenas tiro dele o açúcar, pão ,arroz , nada de comer industrializados nem biscoitos doce. Ah!! E nem frituras. Tudo o mais fresco e saudável possível. Desse jeito logo o resultado vem. Diminue rapidinho.
Então,essa é minha experiência e o q faço pra diminuir, agora se eu relaxo… o colesterol dele logo aumenta.
Então mãezinhas, cuidemos mais da alimentação de nossos pequenos, pra evitarmos problemas maiores futuro,pois tudo o q comerem hoje,vai refletir lá na frente. Bjos e saúde a todos!!
Cuido da minha neta de 6 anos fizemos exames e o colesterol está muito alto 199 minha comida e praticamente sem gordura e sem sal muita fruta e verdura não entendo como está assim alto
Não sei o que dar fico pesquisando na internet o fazer para ela comer
Acho isso uma ironia pois sempre fui muito cuidadosa com alimentação
O que sobe o colesterol dela não são as gorduras que ela consome, são os carboidratos. Corte Paes, biscoitos , macarrão, e tbm o leite integral
Aconteceu a mesma coisa com minha filha eu não deixo ela comer varias coisas que n faz bem a saude ela tem uma alimentação bem equilibrada n sei como deu alto fiquei em choque
Olá, o meu filho tem 4 anos e o colesterol está 270, fiquei desesperada. A nossa alimentação aqui é regrada, não abuso de doces e frituras. Agora não sei o que dá para ele comer
Boa tarde! Meu irmão tem 3 anos esta com a colesterol 185 e normal ??
Olá Rosa!
Sou Nutricionista, e com pequenos ajustes na alimentação conseguimos melhorar o quadro do seu filho. Alinhando atividade física com alimentação vamos melhorar o quadro do seu filho.
Se precisar pode me chamar.
abs da Nutri
Patricia 11. 9.81986479
@patriciagottardi_nutri
Bom dia meu filho tem 4anos está colesterol alto,o que fazer abaixa ,o que pode da comer ,
MINHA filha está com triglicirideo 217 ela tem 6 anos 19 kg estou preocupada pois ela é muito magra alguém para me ajudar agradeç
Mesmo caso do meu filho. Alimentação está dificil, pois ele não aceita legumes.
Atividade física ele não faz, mas sempre levo para brincar, na escola tem um ótimo espaço onde ele gasta muita energia.
Não sei o que fazer, pois alimentação que me indicaram ele não come de jeito nenhum. Ele já é magro.
Meu filho tem 5 anos e tem colesterol alto
E não sei o que fazer ???
Oi sou Simone Alves,meu filho tem 8 anos é super magro e está com o colesterol 199 m/dL quero saber se é considerado muito alto, porque desde então eu achava que isso só acontecia com quem era obeso,mas acho que me enganei…
Boa tarde minha filha tem 2 anos e 7 meses o colesterol dela deu 181 ela é super magra eu não sei oq dar pra ela comer estou desesperada.
Preciso muito de ajuda por favor
Bom dia,
Meu filho fez exame de Colesterol Total com resultado de 187,4.. mais o HDL deu 69,2… Esses resultados são bons???
Bom dia minha filha tem 10 anos e o colesterol deu baixo 30% e eu não sei o q fazer me ajudem por favor
Meu filho tem 2 anos e 4 meses e o colesterol total dele tá 426 o que fazer pra abaixar? Ele não come frutas, nem legumes, e nem verduras.
Só come feijão e carne
minha filha tem 1 ano e 1 mês, colesterol total 206 estou muito preocupada.
oiiii boa noite. infelizmente estou com esse problema com minha bebê de 1 ano e 20 meses s sua já melhorou, me ajuda
boa tarde sua filha já está melhor
minha filha tbm deu eu não sei o que fazer pra deminuir
olha,minha bebê tanb deu colesterol auto sempre comeu saudável estou preocupada
olá,tenho um filho com cinco anos e está com o colasterol total 264. o que fazer
criança de 8 anos com colesterol total 188 hdL 49 triglicérides 192. Alguma nutri para dar auxílio de como proceder.? obrigada
ola boa noite meu filho tem 6 anos e o colesterol total dele esta 195 pois ele nao e de comer bolacha recheada muita carne vermelha e nem comidas industrializada nao sei oque fazer
meu filho tem 6 anos está com colesterol total em 225 e ldl 149 .. to bastante abalada .. queria orientações
ola minha filha nasceu prematura devido a minha pressao alta que aderi na gestaçao
hj ela com 3 anos 4 meses pesa 10 kilo. e exame recente colesterol tipo o ruim que eles falan. esta 250
olá meu filho tem 6 anos ,o colesterol dele tá dando 144 tá alto? elr não é obeso só pesa 20 kilos o que posso fazer .
minha filha de 8 anos ta com o colesterol muito alto.o pai dela o colesterol dele e cronico.sou de Fortaleza ,fui no posto de saúde pra pedir um encaminhamento para ele ser acompanhada pelo hospital .so que pra eu pegar esse encaminhamento el vai ter que passar pelos os exames. o médico passou varios exames, so que ja agendei uns ,so que tem outros que ta na fila de espera. demora muito. sai do trabalhando justamente pra cuida dela.quando se falaem colesterol em crianças eu esperava que fosse mas rapido.
minha filha de 7 anos ta com o colesterol muito alto.o pai dela o colesterol dele e cronico.sou de Fortaleza ,fui no posto de saúde pra pedir um encaminhamento para ele ser acompanhada pelo hospital .so que pra eu pegar esse encaminhamento ela vai ter que passar pelos os exames. o médico passou varios exames, so que ja agendei uns ,so que tem outros que ta na fila de espera. demora muito. sai do trabalhando justamente pra cuida dela.quando se fala em colesterol em crianças eu esperava que fosse mas rapido.
Oi boa tarde minha filha de 8 tá com o colesterol alto 299 estou muito preocupada que vc me orienta a fazer. muito obg fico no aguardo da resposta
Boa tarde meu filho está com colesterol total 209,0mg/dl
colesterol-HDL 54,0 mg/dL
colesterol LDL 130,0mg/dL
ele só tem 6 anos de idade devo mim preocupar?
Olá , meu filho de 2 anos está com colesterol alto, o que é melhor ele comer para baixar?
Boa tarde, meu filho tem 12 anos . Os exames dele sempre deu certinho , porém fiz recentemente e deu colesterol 211 e triglicerides 252 ,estou aflita.A alimentação é muito complicada, ele não aceita frutas, carnes , legumes … só quer salgadinhos e doces.
Já levei no psicologo , mas não deu certo.
O que devo fazer?
o meu colesterol tá de 207 tou prouculpada o que devo fazer
olá minha filha tem 4 anos e o colesterol total dela deu 171 a triglicerideos deu 108 e ldl deu 100 e hdl deu 43 é normal ? respondao por favor pois estou muito preocupado
minha filha está cm 1ano e 3 meses.o colesterol dela deu 213.ela não é de comer MTS besteiras.não sei o faço estou MT preocupada..MT mesmo..
a minha filha tem 1 ano e 9 meses e está com o colesterol total em 291 e o HDL tá 211 não sei o que fazer, muito preocupada
minha filha tem 2 anos 4 meses tbm t colesterol alto será q tinha q fazer jejum pq ela mama no peito ainda mamou a madrugada ou isso não tem nada a ver.
olá, minha filha tem 1 ano e 4 meses e fizemos uns exames de rotina de 1 ano e Deu muitos exames alterados o colesterol deu 200 e pouquinho a pediatra mudou tudo porém eu não sei pq deu isso nela ela não come quase nada ainda mama e bem magrinha e eu não sei oq fazer mais nem oq dar pra ela comer mais, alguém poderia me dar alguma dica? minha primeira filha mamãe de primeira viagem estou perdida e preocupada