Andropausa: 8 sinais de que a sua testosterona está baixa

Mais da metade dos homens brasileiros não sabe o que é andropausa e 51% nunca foram ao urologista, aponta pesquisa; veja os sintomas para se cuidar corretamente.

Você, homem, já ouviu falar na andropausa? Se sim, parabéns, já que não faz parte dos numerosos 57% de homens brasileiros que desconhecem o que é a queda de testosterona que pode acontecer conforme a idade avança. Aquele cansaço, depressão, alterações no humor podem ser, sim, uma baixa no hormônio masculino, que pode acontecer, normalmente, depois dos 40 anos. Para resolver isso, é necessário procurar um médico.

Apesar da extrema importância, não basta ir somente ao urologista, segundo Carlos Sacomani, urologista e diretor de comunicação da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU). É preciso visitar o cardiologista e também o endocrinologista para fazer uma prevenção de problemas, e não apenas tratá-lo quando ele chega a um nível descontrolado. Avaliar a saúde como um todo é benéfico para a saúde masculina.

Leia: O homem e a sua saúde

Veja 8 sintomas da andropausa:
– Depressão;
– Alterações do humor;
– Diminuição da libido e disfunção erétil;
– Diminuição dos músculos e redução da força;
– Alterações nos pelos do corpo;
– Osteoporose;
– Distúrbios do sono;
– Aumento da gordura visceral.

Segundo uma pesquisa divulgada pela SBU em parceria com a Bayer, neste mês, 51% dos homens nunca foram ao urologista. Portanto, metade da população masculina pode sofrer com essa queda de testosterona – que se reflete nas relações pessoais – sem saber.

O estudo aponta ainda que 30% dos 3200 homens de oito capitais brasileiras, ouvidos na pesquisa, atribuem os sintomas que a queda da testosterona dá ao excesso de trabalho e estresse do dia a dia. Outros 17% acreditam que isso possa ter relação com problemas emocionais e psicológicos. Apenas 15% entendem que são os problemas da andropausa que podem causar os sintomas indesejáveis. Além disso, 68% não sabem a diferença entre terapia de reposição hormonal e estimulante sexual.

A reposição hormonal, segundo a endocrinologista-chefe da Unidade de Endocrinologia do Desenvolvimento do Hospital das Clínicas de São Paulo, Elaine Frade Costa, visa suprir a necessidade do corpo, que passou a produzir uma quantidade insuficiente de hormônios. Fornecer uma quantidade de testosterona além do necessário, portanto, não é uma reposição hormonal. Isso vale para o uso de anabolizantes ou outras substâncias proibidas e perigosas.

Fonte: Saúde IG

8 comentários em “Andropausa: 8 sinais de que a sua testosterona está baixa”

    1. Infelizmente o assunto é tabu para vários médicos, a tabela para minha idade é de 165 a 795… Estive com menos de 200 e o medido falou que “estava normal”… A qualidade de vida lá embaixo por estava com o mínimo, após procurar um médico mais novo ele falou que hoje em dia temos que ter testo próximo ao limite fisiológico que há melhora na qualidade de vida.

    1. BRUNO DE OLIVEIRA BARBOSA

      Também sentir alguns aquele sintomas algumas crises de ansiedades, fadiga nós treinos, muita indisposição para ir trabalha diminuição da força fiz todos exames testosterona baixíssima.

  1. Eraldo scaini

    gostei muito da matéria,tenho sintomas de deprêssao,mal estar na mente,zumbido,estressado total sem contar o resto

  2. Carlos Eduardo Alves Spindola

    tenho 41 anos estou com muita crises de ansiedade será quê pode ser testosterona baixa

  3. Geilton Elias Thomaz

    Eu tomo mesilato de doxazosina de 2mg. E tenho sentido os sintomas de minha testosterona está Baixa. O que devo fazer?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *